Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134545
Title: Técnicas de campo para descrição de geossistemas: reconhecimento expedito na borda oeste do maciço residual de Poço das Trincheiras, Alagoas.
Authors: CAVALCANTI, L. C. de S.
SANTOS, L. S. dos
CORRÊA, A. C. de B.
ARAUJO FILHO, J. C. de
Affiliation: LUCAS COSTA DE SOUZA CAVALCANTI, UFPE; LINALDO SEVERINO DOS SANTOS, UFPE; ANTONIO CARLOS DE BARROS CORRÊA, UFPE; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS.
Date Issued: 2010
Citation: Geoambiente On-Line, n. 15, p. 72-102, 2010.
Description: O presente trabalho representa uma proposta de metodologia para o levantamento integrado de unidades de terra (land units) dentro do processo de avaliação de terras (land evaluation), este trabalho adota um sistema classificatório baseado nas técnicas de campo tradicionais dos centros de pesquisa da Europa central e da Ásia. O diferencial destas técnicas é que elas incluem tópicosque permitem o monitoramento e a definição de variações temporais intra-anuais para as paisagens. As técnicas de campo foram aplicadas de forma expedita em quatro parcelas na paisagem do Maciço Residual de Poço das Trincheiras, no sertão do Estado de Alagoas. A partir dos dados obtidos foi possível estabelecer um breve reconhecimento da estrutura vertical de alguns geossistemas da área em questão e proceder sua repartição em geohorizontes, que permitiu a definição de seus estados anuais.
Keywords: Descrição de geossistemas
Avaliação de terras
Técnicas de campo
Poço das Trincheiras
Alagoas
Language: Portugues
DOI: https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i15.26011
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tecnicas-de-campo-para-descricao-de-geossistemas-2010.pdf970,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace