Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134900
Título: Qualidade pós-colheita de bulbos de cebola população Botucatu produzidos no Semiárido brasileiro e armazenados sob temperatura ambiente.
Autoria: ALMEIDA, F. T. de
FIGUEIREDO NETO, A.
SANTOS, C. A. F.
COSTA, M. S.
COELHO, B. S.
LIMA NETO, I. da S.
ARAGÃO, C. A.
SILVA, A. P. da
Afiliação: FABRÍCIO TEIXEIRA DE ALMEIDA, UNIVASF; ACÁCIO FIGUEIREDO NETO, UNIVASF; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; MARYLIA SOUSA COSTA, UFCG; BRUNO SOUZA COELHO, UNIVASF; IZAÍAS DA SILVA LIMA NETTO, UNIVASF; CARLOS ALBERTO ARAGÃO, UNEB; ALCIENE PACHECO DA SILVA, UNIVASF.
Ano de publicação: 2021
Referência: Research Society and Development, v. 10, n. 4, e19410413592, 2021.
Conteúdo: A cebola é uma cultura economicamente importante para o Brasil e sua produção vem crescendo em diversas regiões do país. A região do Vale do São Francisco é considerada de grande potencial agrícola, atraindo diversos investimentos em agricultura. A maior conservação pós-colheita é importante para ocasião da comercialização da cebola, que apresenta grandes variações de preços, em curtos períodos de tempo. O produtor em função do conhecimento das perdas de massa poderá alcançar melhores cotações de preços e incrementar seus lucros, em funçãoda volatilidade do mercado ceboleiro. Este trabalho teve como objetivo avaliar características físico-químicas e perdas pós-colheita da cultivar População Botucatu produzida na Estação Experimental Bebedouro, pertencente a EMBRAPA Semiárido, Petrolina (PE). O delineamento estatístico utilizado foi inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 6 repetições. Os experimentos foram realizados no Laboratório de Armazenamento de Produtos Agrícolas (LAPA) do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da UNIVASF em Juazeiro (BA). Os bulbos foram armazenados sob condições ambiente de 27ºC ± 2ºC e umidade relativa de 75% ± 5% durante 75 dias. Onde observou que os bulbos armazenados em temperatura ambiente têm perdas de massa significativas em relação ao tempo de armazenamento principalmente a partir de 45 dias.
Thesagro: Cebola
Pós-Colheita
Hortaliça
NAL Thesaurus: Onions
Postharvest technology
Postharvest physiology
Palavras-chave: Caracterização físico-química
Produto agrícola
Vale do São Francisco
Variedade População Botucatu
Digital Object Identifier: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13592
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidade-pos-colheita-de-bulbos-de-cebola-2021.pdf413,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace