Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135567
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TODESCATTO, F.
TARDIN, F. D.
FREITAS, M. H. de
SANTOS, J. dos
SOUZA, J. M. S. de
ROSA, M. A. B. da
ANDRÉ, V. L. S.
PARRELLA, R. A. da C.
Additional Information: FELIPE TODESCATTO, UFMT, Sinop-MT; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; MURILO HENRIQUE DE FREITAS, UFMT, Sinop-MT; JÉSSICA DOS SANTOS, UFMT, Sinop-MT; JULIANA MARIA SILVA DE SOUZA, UFMT, Sinop-MT; MARIA ANTONIA BERTOLUCCI DA ROSA, UFMT, Sinop-MT; VERA LÚCIA SIMÕES ANDRÉ, UNEMAT, Sinop-MT; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS.
Title: Caracterização agronômica de genótipos de sorgo sacarino, matéria-prima alternativa a cana-de-açúcar para produção de etanol.
Publisher: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 4.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 9., 2020, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2020. p. 40.
Language: Portugues
Keywords: Cana-de-açúcar
Sinop-MT
Mato Grosso
Description: O sorgo sacarino surge como uma matéria prima alternativa para utilização na entressafra da cana-de-açúcar em usinas de etanol, por sua semelhança a cana, no quesito de produzir colmos com caldo rico em açúcares fermentáveis, porém com ciclo muito inferior ao da cana. Visando avaliar características agronômicas de diferentes genótipos de sorgo sacarino e identificar aqueles mais promissores ao cultivo, na Safra 2019, foi realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop, MT, um experimento com 24 híbridos experimentais, além da testemunha comercial BRS 511. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições. As parcelas úteis foram formadas por duas fileiras de 5 m de comprimento e espaçadas em 0,70 m. Foram avaliadas as características de altura, florescimento, produção de matéria verde (PMV) e de sólidos solúveis totais (SST). Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e, posteriormente, as médias dos genótipos para cada variável foram submetidas ao teste de agrupamento proposto por Scott- Knott (P<0,05). Pela ANOVA, confirmou-se a existência de diferenças significativas (P<0,01) entre genótipos para todas as variáveis analisadas, demonstrando a existência de variabilidade genética e possibilidade de seleção dos genótipos de interesse agronômico. O teste de Scott-Knott, gerou quatro grupos de médias para a característica altura, onde os genótipos mais altos apresentaram porte médio de 4,98 m. Os mais baixos mediram 3,06 m de altura, em média. Grande variabilidade foi observada quanto ao florescimento, sendo os genótipos divididos em 11 grupos de médias. O mais tardio floresceu aos 134 dias após o plantio (DAP). Já os genótipos mais precoces floresceram em média aos 65 DAP. Quanto a PMV, quatro grupos foram formados, onde os genótipos com maior PMV apresentaram valor médio de 92,63 t ha-1. Em contraste, o grupo menos produtivo apresentou valor médio de PMV de 43,19 t ha-1. Referente ao teor de SST, também se observou a formação de quatro grupos, onde os genótipos com os maiores valores de SST mediram, em média, 17,3 oBrix. O grupo com menores teores de SST apresentou valor médio de 12,1 oBrix. Por meio destes resultados podemos confirmar a existência de variabilidade genética entre os híbridos, de forma que demonstra a viabilidade e importância do melhoramento genético para o desenvolvimento e seleção de genótipos que após avaliados em diferentes locais e anos poderão ser ofertados ao mercado como nova cultivar comercial.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Melhoramento
Melhoramento Genético Vegetal
Usina Açucareira
Data Created: 2021-10-26
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace