Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135727
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: TAMEIRÃO, E. R.
FARIA, P. H. A. de
GONZAGA, L. W. F.
ALMEIDA, J. V. F. C. de
SOUSA, T. M.
BRANDAO, H. de M.
FERRANTE, M.
Additional Information: EMANUELY RAMOS TAMEIRÃO, Universidade Federal de Lavras; PEDRO HENRIQUE ALVES DE FARIA; LUCAS WAMSER FONSECA GONZAGA, Universidade Federal de Lavras; JOÃO VITOR FERNANDES COTRIM DE ALMEIDA, Universidade Federal de Lavras; TICIANA MEIRELES SOUSA, Universidade Federal de Lavras; HUMBERTO DE MELLO BRANDAO, CNPGL; MARCOS FERRANTE, Universidade Federal de Lavras.
Title: Modelagem farmacocinética/farmacodinâmica do florfenicol para o tratamento da adenite equina por meio da simulação de Monte Carlo.
Publisher: Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 28, n. 2, p. 75-80, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Equino
Antibioticoterapia
Garrotilho
Infecção bacteriana
Medicina individualizada
Antibiotic therapy
Bacterial infection
Individualized medicine
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do florfenicol na dose usualmente empregada em equinos de 22 mg/kg pelas vias intravenosa, intramuscular e oral para o tratamento de adenite equina por Streptococcus equi. subsp. equi, usando a modelagem farmacocinética/farmacodinâmica (PK/PD ? Pharmacokinetic/Pharmacodynamic) e a simulação de Monte Carlo. Foi realizada uma simulação de Monte Carlo a partir dos parâmetros PK, logo depois, efetuou-se a modelagem PK/PD para determinar as taxas de eficácia do antimicrobiano para o tratamento dessa infecção bacteriana, de acordo com o valor da concentração inibitória mínima (CIM), em um intervalo de CIM de 0,125 ? 4 µg/mL. Pela via intravenosa, a probabilidade de erradicação bacteriana foi de 100% para CIM até 0,5 µg/mL e efeito bacteriostático com probabilidades de 99% e 80% para CIMs de 2 e 4 µg/mL, respectivamente. Já pelas vias intramuscular e oral a probabilidade de se atingir o índice de erradicação bacteriológica foi de 100% para CIM de até 0,5 µg/mL, contudo, atinge valores de 80% e 81%, respectivamente, para CIM de 1 µg/mL considerando o efeito bactericida (p<0,01). Portanto, através desse estudo é evidenciado a eficácia do florfenicol até a CIM de 0,5 µg/mL para as três vias de administração citadas, entretanto, para CIMs superiores a esse valor, é imprescindível o ajuste da dose farmacológica, evitando falhas na terapêutica e possível resistência microbiana.
Data Created: 2021-10-30
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelagem-farmacocinetica.pdf759,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace