Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136001
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: WENDLING, I. J.
OLIVEIRA, M. F. de
PEZZOPANE, J. E. M.
PACIULLO, D. S. C.
ALMEIDA JÚNIOR, G. A. de
COSTA, M. T. de A.
SALOMÃO, G. D.
ALVES, C. S.
DIAS, L. Z.
REIS, E. A. B.
Additional Information: IVAN JANNOTTI WENDLING; MAURILIO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPMS; JOSÉ EDUARDO MACEDO PEZZOPANE; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; GERCÍLIO ALVES DE ALMEIDA JÚNIOR; MARCO TÚLIO DE ALMEIDA COSTA; GABRIEL DELABELA SALOMÃO; CLAUDIONES SÉRGIO ALVES; LUCAS ZAMPIROLLI DIAS; ELLENA APARECIDA BELONI REIS.
Title: Sistemas silvipastoris: uma alternativa viável para áreas montanhosas do Espírito Santo.
Publisher: In: GONÇALVES, F. G.; CALDEIRA, M. V. W.; SILVA, G. F. da; SOUZA, G. S. de (org.). Sistemas integrados de produção: pesquisa, desenvolvimento e tecnologias. Guarujá: Científica Rural, 2021.
Pages: p. 184-216.
Language: Portugues
Keywords: Degradação
Sustentabilidade
Pasto
Consórcio
Description: A degradação de pastagens constitui um entrave ao desenvolvimento econômico da região central-sul capixaba, marcada por topografia acidentada, solos de baixa fertilidade natural e produtores descapitalizados. Além dos problemas econômicos, a degradação de pastagens resulta em graves prejuízos para o meio ambiente e para a sociedade de modo geral. Os sistemas silvipastoris são opções interessantes para recuperar pastagens degradadas e manter a sustentabilidade da pecuária, especialmente em áreas declivosas sujeitas aos processos de erosão. O eucalipto é a espécie arbórea mais utilizada em sistemas silvipastoris no Brasil, porém os resíduos vegetais depositados no solo pelo eucalipto são pobres em nutrientes, principalmente N, P e K. Nestas condições, as produtividades da pecuária passam a depender da aplicação de fertilizantes químicos, com restrições de uso devido aos elevados custos dos fertilizantes e dificuldade operacional para a aplicação, especialmente em áreas montanhosas de alta declividade. O uso de leguminosas arbóreas com alta capacidade de fixação de N atmosférico pode ser uma opção interessante para a pecuária bovina em regiões montanhosas, marcadas pela baixa fertilidade natura do solo e pecuaristas descapitalizados.
Thesagro: Leguminosa
Manejo
Pastagem
Pecuária
Árvore
Animal
Data Created: 2021-11-10
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sistemas-silvipastoris.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace