Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136010
Title: Avaliação econômica de diferentes modelos de sistemas silvipastoris.
Authors: SILVA, G. F. DA
MENDONÇA, A. R. DE
TORRES, C. M. M. E.
PEZZOPANE, J. R. M.
SILVA, J. P. M.
ROCHA, Q. S.
RODRIGUES, N. M. M.
SILVA, E. F. DA
BARROS, Q. S.
Affiliation: GILSON FERNANDES DA SILVA, UFES; ADRIANO RIBEIRO DE MENDONÇA, UFES; CARLOS MOREIRA MIQUELINO ELETO TORRES, UFES; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; JEFERSON PEREIRA MARTINS SILVA, UFES; QUINNY SOARES ROCHA, UFES; NÍVEA MARIA MAFRA RODRIGUES, UFES; EVANDRO FERREIRA DA SILVA, UFPA; QUÉTILA SOUZA BARROS, UFES.
Date Issued: 2021
Citation: In: GONÇALVES, F. G.; CALDEIRA, M. V. W.; SILVA, G. F. da; SOUZA, G. S. de (org.). Sistemas integrados de produção: pesquisa, desenvolvimento e tecnologias. Guarujá: Científica Rural, 2021.
Pages: p.217-252.
Description: Este trabalho teve como objetivo geral avaliar, do ponto de vista econômico, diferentes modelos de sistemas silvipastoris no Sul do Espírito Santo. Os sistemas analisados foram os seguintes: Capim-marandu (CM) em monocultivo; Eucalipto em monocultivo; CM em sistema silvipastoril com Eucalipto; CM em sistema silvipastoril com Eucalipto+Leucena; CM em sistema silvipastoril com Araribá+Leucena. Para cada um desses sistemas, foi feito o levantamento detalhado dos custos de produção, a simulação de potenciais receitas a serem produzidas e a análise da viabilidade econômica. Além disso, foi realizado um inventário da emissão de carbono pelos diferentes sistemas avaliados de modo a se verificar se o saldo de fixação deste elemento é positivo. Ao final, concluiu-se que: O sistema 1 (produção de carne em monocultivo) foi o que apresentou os melhores resultados econômicos em um cenário muito otimista e os piores resultados em um cenário pessimista. Os cenários envolvendo os sistemas 3 e 4 (sistemas consorciados) foram os que se saíram melhor em condições econômicas normais. A produção de madeira em monocultivo (sistema 2) apresentou margens de lucro muito reduzidas em praticamente todos os cenários econômicos, muito por conta do baixo preço da madeira. Em relação ao balanço de fixação de carbono, o sistema 1 foi o único que apresentou balanço negativo
Thesagro: Eucalipto
Keywords: Sistemas silvipastoris
Capim Marandu
Eucalipto Leucena
Araribá Leucena
Inventário da emissão de carbono
Language: Portugues
DOI: https://dx.doi.org/10.37885/210906095
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoEconomicaDiferentes.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace