Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136089
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: KALSCHNE, D. L.
SILVA-BUZANELLO, R. A. da
BYLER, A. P. I.
SCREMIN, F. R.
MAGALHAES JUNIOR, A. M. de
CANAN, C.
Additional Information: DANEYSA LAHIS KALSCHNE; ROSANA APARECIDA DA SILVA-BUZANELLO; ANA PAULA IGLIKOWSKI BYLER; FERNANDO REINOLDO SCREMIN; ARIANO MARTINS DE MAGALHAES JUNIOR, CPACT; CRISTIANE CANAN.
Title: Rice and rice bran from different cultivars: physicochemical, spectroscopic, and thermal analysis characterization.
Publisher: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 41, n. 6, supl. 2, p. 3081-3092, 2020.
Language: Ingles
Notes: Título em português: Arroz e farelo de arroz de diferentes cultivares: caracterização físico-química, por espectroscopia e análise térmica.
Keywords: BRS Pampa
BRS 358
Description: Várias cultivares de arroz tem sido desenvolvida no intuito de obter grãos com características de cultivo e composição apropriadas, que são responsáveis pela indicação de uso/consumo dos grãos. Assim, justifica-se a necessidade de caracterização das diferentes cultivares de arroz. No presente estudo, o arroz branco e o farelo de arroz das cultivares BRS AG, BRS Pampa, e BRS 358, cedidas pela EMBRAPA, foram caracterizadas a partir de análises físico-químicas, espectroscopia no infravermelho (FTIR-ATR) e análises térmicas. Nas amostras de arroz branco, o conteúdo de umidade, lipídios e cinzas não diferiu entre as cultivares. A BRS Pampa teve o maior teor de proteínas e o menor teor de carboidratos. A BRS Pampa e BRS 358 tiveram maior teor de ácido fítico. O maior conteúdo de carboidratos observado no arroz branco da cultivar BRS AG confirma sua indicação de uso na produção de bioetanol. Nas amostras de farelo de arroz, a BRS teve maior teor de lipídios, proteínas e ácido fítico, e o menor de carboidratos totais. A análise por FTIR-ATR e análise térmica permitiram correlacionar as propriedades físico-químicas do farelo de arroz e arroz branco com a composição química dentro de cada cultivar estudada. O arroz branco e o farelo de arroz exibiram degradação térmica a 300 °C. O conteúdo de lipídios, proteínas, cinzas e ácido fítico foram superiores no farelo em comparação ao arroz branco para todas as cultivares, o que demonstra a importância do uso desse subproduto.
Thesagro: Arroz
Oryza Sativa
Data Created: 2021-11-11
ISSN: 1679-0359
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Arroz-e-farelo-de-arroz-de-diferentes-cultivares.pdf853,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace