Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137044
Título: Mirmecofauna edáfica em plantios de Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby, Amazônia Oriental.
Autor: ROSARIO, V. do S. V.
PROVENZANO, R.
LEMOS, L. J. U.
LEITE, D. C. G.
SANTOS, J. D. V. dos
LUNZ, A. M.
BATISTA, T. F. V.
Afiliación: VALÉRIA DO SOCORRO VALE ROSÁRIO, UFRA; RODOLFO PROVENZANO, Bolsista de Iniciação Científica da UFRA; LEANDRO JOSÉ UCHOA LEMOS, IFPE; DANILLO COELHO GOMES LEITE, GRADUANDO UFRA; JEANE DAYSE VELOSO DOS SANTOS, Bolsista de Iniciação Científica da UFRA; ALEXANDRE MEHL LUNZ, CPATU; TELMA FATIMA VIEIRA BATISTA, UFRA.
Año: 2021
Referencia: Agroamazon, v. 1, n. 1, p. 41-49, out. 2021.
Descripción: As formigas são insetos de grande importância em florestas tropicais, devido contribuirem no fluxo de energia, biomassa e evolução da estrutura de comunidades nos ecossistemas florestais. Objetivou-se avaliar a mirmecofauna edáfica em plantios comerciais com diferentes idades de reflorestamento com paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum), nos períodos seco e chuvoso, através dos índices ecológicos como a frequência, riqueza, diversidade, identificação taxonômica até gênero, guildas e similaridade entre plantios. A coleta foi com armadilhas do tipo pitfall durante 24 h, em 3 parcelas por idades, 2, 3 4 e 5 anos. Foram coletadas 14.197 formigas pertencentes a 19 gêneros e 7 subfamílias. Dos 19 gêneros, 8 foram mais frequentes, em todas as idades e nos dois períodos, sendo: Ectatomma, Pheidole, Camponotus, Paratrechina, Carebara, Crematogaster, Solenopsis e Odontomachus. Acropyga e Wasmannia foram exclusivos dos plantios de cinco anos de idade; Pyramica somente nas parcelas com três anos; Trachymyrmex e Paraponera dos com quatro anos. O maior índice de diversidade para gêneros (H'=1,176) ocorreu no plantio com cinco anos de idade, no período chuvoso. A maior similaridade entre as comunidades genéricas foi entre os plantios de três e quatro anos (90,61%), no período chuvoso, e a menor similaridade (65,11%) nos plantios de dois anos no período chuvoso e quatro anos no período seco. Conclui-se que a mirmecofauna edáfica na cultura do paricá é diversa, e o período e as idades do plantio possuem influencia sobre essas populações, pois quanto maior a idade maior a diversidade de gêneros.
Thesagro: Formiga
Reflorestamento
Paricá
Schizolobium Parahyba
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
document7.pdf738,23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace