Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138038
Title: Qualidade físico-química de morangos produzidos em sistema de cultivo sem solo, a partir de mudas produzidas com diferentes soluções nutritivas.
Authors: SCHIAVON, A. V.
DELAZERI, E. E.
BECKER, T. B.
VIZZOTTO, M.
FLORES CANTILLANO, R. F.
ANTUNES, L. E. C.
Affiliation: ANDRESSA VIGHI SCHIAVON; ELOI EVANDRO DELAZERI; TAIS BARBOSA BECKER; MARCIA VIZZOTTO, CPACT; RUFINO FERNANDO FLORES CANTILLANO, CPACT; LUIS EDUARDO CORREA ANTUNES, CPACT.
Date Issued: 2021
Citation: Scientific Electronic Archives, v. 13, n. 7, p. 37-44, Dec. 2021.
Description: O objetivo do estudo foi avaliar o efeito das diferentes soluções nutritivas utilizadas durante a fase de matrizeiro de produção das mudas, em relação a qualidade físico-química e de compostos bioativos de morangos das cultivares Aromas e Camarosa, produzidos em cultivo sem solo. O experimento foi realizado durante dois ciclos de cultivo, sendo que no primeirociclo (2017), foi avaliada a qualidade de morangos produzidos por plantas das cultivares Camarosa e Aromas e o efeito de quatro soluções nutritivas (SN): SN1, SN2, SN3 e SN4 utilizadas na fase de matrizeiro, em esquema fatorial 2x4. No segundo ciclo (2018), avaliou-se frutas das mesmas cultivares e o efeito de duas SN (SN3 e SN4) utilizadas na produção das mudas, em esquema fatorial 2x2. Avaliaram-se o diâmetro e comprimento das frutas, coloração da epiderme, teor de sólidos solúveis (SS), pH, acidez titulável (AT), relação SS/AT, textura, compostos fenólicos totais, antocianinas e atividade antioxidante. A utilização das diferentes SN na fase de produção dos propágulos não influenciou a maioria das variáveis analisadas. Em relação as cultivares, no geral a cv. Camarosa apresentou parâmetros físico-químicos e fitoquímicos que conferem ao consumidor maior aceitabilidade e benefícios para sua saúde, quando comparado a cv. Aromas.
Thesagro: Morango
Nutrição
Nutrição Vegetal
Muda
Keywords: Pequenas frutas
ISSN: 2316-9281
Language: Portugues
Notes: Título em inglês: Physicochemical quality of strawberries grown in a soilless system, from seedlings produced with different nutrient solutions.
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Qualidade-fisico-quimica-de-morangos-produzidos-em.pdf247,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace