Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138118
Título: Impactos do sombreamento sobre as características fotossintéticas da Brachiaria brizantha cv. Xaraés em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta.
Autoria: TEIXEIRA, O. de S.
SALMAN, A. K. D.
CRUZ, P. G. da
PAULA, N. M. G. e
CIPRIANI, H. N.
Afiliação: ODILENE DE SOUZA TEIXEIRA, Unversidade Federal de Rondônia (UNIR); ANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; PEDRO GOMES DA CRUZ, CPAF-RO; NISLENE MOLINA GUERREIRO E PAULA, Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Humaitá, AM; HENRIQUE NERY CIPRIANI, CPAF-RO.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021, Piracicaba. Conciliando pessoas e evoluindo paradigmas: resumos expandidos e relatos de experiências. Piracicaba: ESALQ/USP, 2021.
Páginas: p. 114-117.
Conteúdo: Investigou-se o impacto do sombreamento de Eucalyptus grandis sobre as características fotossintéticas da pastagem Brachiaria brizantha cv. Xaraés, em sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O estudo foi desenvolvido na Embrapa Rondônia, em uma área de 10 hectares (ha), dividida em dois tratamentos: i) sistema de integração lavoura-pecuária (5 ha), e; ii) sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (5 ha). No sistema de ILPF, as árvores foram arranjadas em sete fileiras com quatro linhas de eucalipto, com distância de 3,0 x 3,0 m entre as plantas. A pastagem foi composta pelo capim-Xaraés consorciada com milho. Para avaliação das características fotossintéticas da pastagem utilizou-se as a interceptação luminosa (IL), o índice de área foliar (IAF) e o ângulo foliar (AF). Os dados foram submetidos a análise de variância e teste F pelo procedimento PROC MIXED e as médias comparadas pelo teste de Tukey-Kramer a 5% de significância. Os resultados evidenciam que as médias de índice de área foliar (2,80±0,22 vs. 2,58±0,22) e do ângulo foliar (47,21±1,94 vs. 44,34±1,94) foram semelhantes para os sistemas ILP e ILPF, respectivamente. Contudo, a interceptação luminosa reduziu do pré-pastejo para o pós-pastejo no sistema ILPF. Na média geral, a interceptação luminosa foi menor para o sistema ILPF (81,89±1,72) do que para o ILP (88,86±1,72) (P<0,05). Portanto, ressalta-se que o sombreamento auferido pela copada das árvores no ILPF restringiu a capacidade fotossintética do capim-Xaraés, o que torna-se um alerta, pois pode acarretar em consequências negativas para a produtividade da pastagem.
Thesagro: Agrossilvicultura
Eucalipto
Eucalyptus Grandis
Sombreamento
Consorciação de Cultura
Gramínea Forrageira
Milho
Zea Mays
Campo Experimental
NAL Thesaurus: Shade agroforestry systems
Mixed cropping
Forage grasses
Corn
Demonstration farms
Palavras-chave: Sistema agroflorestal (SAF)
Brachiaria brizantha cv Xaraés
Integração lavoura-pecuária (iLP)
Integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF)
Crop-livestock integration
Crop-livestock-forest integration
Embrapa Rondônia
Porto Velho (RO)
Amazônia Ocidental
Western Amazon
ISBN: 978-65-81152-33-8
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpafro-18653.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace