Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138883
Title: Rendimento e qualidade de suco de lima ácida tahiti enxertada sob porta-enxertos cìtricos.
Authors: CAVALCANTI, A. H. V.
SILVA, B. A. H. da
RONCATTO, G.
SILVA, B. R. da
CARAVINA, S. M.
BOTELHO, S. de C. C.
Affiliation: AMANDA HEBERLE VERZUTTI CAVALCANTI, UFMT, Sinop-MT; BRUNA AKEMY HASHIMOTO DA SILVA, UFMT, Sinop-MT; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT; SANDRO MARCELO CARAVINA, IFMT, Guarantã do Norte-MT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT.
Date Issued: 2021
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 25.
Description: Sucos de frutas são consumidos principalmente por suas características sensoriais e como fonte de vitaminas. O suco do limão é considerado fonte de vitamina C. A maior limitação ao desenvolvimento da produção de limeira ácida ?Tahiti? no Mato Grosso reside na indisponibilidade de mudas formadas com porta-enxertos adaptados às condições de solo e clima, e indutoras de alta eficiência produtiva. Assim, objetivou-se avaliar o rendimento e a qualidade do suco de lima ácida Tahiti enxertada produzida em Guarantã do Norte, MT. O experimento foi instalado em dezembro de 2016 com 14 porta-enxertos [limoeiro ?Cravo Santa Cruz? (LCRSC), limoeiro ?Cravo CNPMF - 003? (LCR-003), citrumelo ?Swingle? (CTSW), tangerineira ?Sunki Tropical? (TSKTR), citrandarin ?San Diego? (CTRSD), citrandarin ?Indio? (CTRI), HTR ? 069, TSKC x TRFD - 003, TSKC x TRFD - 006, TSKC x CTSW - 028, TSKC x CTSW - 041, TSKC x (LCR x TR) ? 059, LVK x LCR ? 038, LRF (LCR x TR) ? 005], 4 blocos e 5 plantas por parcela. Para análise de rendimento e qualidade do suco foram amostrados 10 frutos por parcela, em novembro de 2020. Os frutos foram analisados 24 h após a colheita. Todos os frutos foram pesados em balança de precisão para cálculo da massa média; o rendimento de suco foi obtido medindo-se a massa de suco extraído utilizando-se extrator doméstico em relação à massa total; o teor de sólidos solúveis totais (SST) foi medido em refratômetro digital portátil; a acidez foi determinada em titulador automático com solução de NaOH; o teor de vitamina C foi determinado por titulação redox; e, o ratio foi obtido pela razão entre SST/ATT. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 0,05%. Não houve diferença entre os tratamentos para nenhuma das variáveis analisadas, obtendo-se as seguintes médias: 115,98 g de massa média de frutos; 42,77% de rendimento; 8,92 ºBrix de SST; 4,33 % de acidez em ácido cítrico; 29,55 mg 100 mL-1 de vitamina C; e, ratio de 2,08. Observou-se que a produção de lima ácida Tahiti, em Guarantã do Norte, utilizando diferentes porta-enxertos, é viável para a produção de suco, uma vez que a expectativa do mercado é de 40% de rendimento de suco, 7,6 ºBrix de SST e 6,5% de acidez e 1,2 de ratio. Conclui-se que a escolha do porta-enxerto mais adaptado para a citricultura em Mato Grosso deve basear-se em outras características, uma vez que é possível obter suco de qualidade de todos os porta-enxertos avaliados.
Thesagro: Limão
Porta Enxerto
Resistência a Seca
Fruticultura
Agricultura
Keywords: Limão tahiti
Guarantã do Norte-MT
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace