Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139638
Título: Avaliação da variabilidade de características foliares entre genótipos de Coffea canephora.
Autoria: SANTANA, P. G.
SPINELLI, V. M.
ANDRADE, T. R.
SOUZA, C. A. de
MORAES, M. S.
ROCHA, R. B.
Afiliação: PRISCILA GOMES SANTANA, Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; VICTOR MOUZINHO SPINELLI, Universidade Federal de Rondônia (UNIR); TAYNARA RODRIGUES ANDRADE, Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CAROLINA AUGUSTO DE SOUZA, Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, Porto Velho, RO; MARCOS SANTANA MORAES, Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, Porto Velho, RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA EMBRAPA RONDÔNIA, 11.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 6., 2021, Porto Velho. Anais... Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2021.
Páginas: p. 57-62.
Conteúdo: O estado de Rondônia se destaca na cafeicultura nacional a partir do cultivo de cafeeiros da espécie C. canephora advindos dos cruzamentos naturais ou direcionados entre as variedades botânicas Robusta e Conilon, que expressam as melhores características das duas variedades. A estrutura foliar apresenta estreita relação com a construção de hipóteses filogenéticas e com as taxas fotossintéticas e de transpiração das plantas , constituindo-se assim, em um importante indicativo da produtividade das culturas. O presente trabalho objetivou comparar as dimensões da estrutura foliar dos clones de Coffea canephora mais cultivados no estado de Rondônia. As avaliações foram realizadas no campo experimental da Embrapa Rondônia, Porto Velho - RO, no ano agrícola de 2020-2021. Foram realizadas medições de comprimento do pecíolo, comprimento e largura da folha com régua milimétrica de 12 folhas por genótipo, coletadas no terço médio e nas posições norte, sul, leste e oeste. Para interpretação dos dados, foram realizadas análises de variâncias e o agrupamento das médias utilizando o teste de Scott Knott (5% de probabilidade). Os resultados indicaram expressiva variabilidade de natureza genética entre os genótipos avaliados. Os genótipos Clone 08, LB010, R22, 22E, Clone 06, 27E, BRS3213 e BRS3210 apresentaram respectivamente as maiores dimensões foliares. Essas estruturas contrastam com a morfologia dos Clone 25, Clone 23, N13, Clone 106, Clone 31, e Clone N12, que apresentaram as menores dimensões foliares.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Coffea Canephora
Análise Foliar
Variação Genética
Características Agronômicas
Método Estatístico
Campo Experimental
NAL Thesaurus: Plant breeding
Agronomic traits
Genetic variation
Statistical analysis
Analysis of variance
Demonstration farms
Palavras-chave: Análise de variância
Leaf analysis
Embrapa Rondônia
Porto Velho (RO)
Rondônia
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Notas: Editores: Ana Karina Dias Salman; Henrique Nery Cipriani.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpafro-18704.pdf272,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace