Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1142659
Título: Método multirresíduos para análise de 240 agrotóxicos em solos do plantio de tomate por cromatografia líquida de ultra desempenho acoplada à espectrometria de massa.
Autoria: MAZZEI, J. R. F.
FREIRE, E.
SERRA, E. G.
MACEDO, J. R. de
OLIVEIRA, A. C. de
BASTOS, L. H. P.
Afiliação: JOÃO ROBERTO FORTES MAZZEI, UFRJ; ESTEVÃO FREIRE, UFRJ; EDUARDO GONÇALVES SERRA, UFRJ; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS; ANGÉLICA CASTANHEIRA DE OLIVEIRA, FIOCRUZ; LUCIA HELENA PINTO BASTOS, FIOCRUZ.
Ano de publicação: 2021
Referência: Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 6, v. 8, n. 1, p. 34-67, jan. 2021.
Conteúdo: Neste trabalho, otimizou-se um método analítico para a determinação de resíduos para os agrotóxicos-foco: Azoxistrobina, Boscalida, Carbendazim, Clorantraniliprole, Clotianidina, Diafentiuron, Difenoconazol, Dimetomorfe, Espinetoram, Espinosade A, Espinosade D, Fenuron, Imidacloprido, Indoxacarbe, Metalaxil M, Metoxifenozida, Tiametoxan em solo derivado do plantio do tomate, com o objetivo de comparar os níveis de contaminação desses compostos em amostras de solo. Foi utilizado o método de extração QuEChERS modificado e Cromatografia Líquida de Ultra Desempenho acoplada à Espectrometria de Massas Sequencial, com fonte de ionização por Eletronebulização no modo ESI (+/-). O método consistiu na extração de 15,0 g de solo com 15 mL de solução saturada de hidróxido de cálcio pH 12,3 e 15 mL de acetonitrila, com consequente partição em efeito "salting out" através de 6,0 g de sulfato de magnésio anidro e 1,5 g de cloreto de sódio. As fases foram separadas por centrifugação a 3700 rpm por 7 min. Os extratos foram diluídos com MeOH grau licrossolv® e injetados em cromatógrafo. O método foi validado com base nos parâmetros de linearidade, LOD, LOQ, precisão e exatidão. Linearidade entre 0,2 e 20,0 ug L-1, coeficientes de determinação maiores que 0,99. Os valores de LOQ para o método foram 13 ug kg-1 para Espinosade e 7,0 ug kg-1 para os demais pesticidas. O método apresentou boa precisão, com valores de RSD < 20%, e exatidão, com recuperações entre 70 e 120% para a grande maioria dos compostos analisados. As curvas analíticas foram preparadas com extratos de solo branco de referência, de forma a minimizar o Efeito Matriz. O método foi considerado adequado para a análise de resíduos de agrotóxicos em solo, uma vez que satisfaz aos parâmetros de validação de métodos cromatográficos (European Comission, 2018). Depois da validação, o método foi utilizado para análise de resíduos destes agrotóxicos em amostras de solo provenientes dos plantios de tomate convencional, orgânico e sustentável. Tornando possível comparar os níveis de impactos ambientais gerados. Além de validar o método analítico para os agrotóxicos-foco do estudo conseguiu-se também a validação para mais 240 compostos, entre autorizados e não autorizados para a utilização no plantio do tomate.
Thesagro: Tomate
Resíduo Agrícola
Palavras-chave: Contaminantes em solos
Resíduos de agrotóxicos
QuEChERS
UPLC-MS/MS
Digital Object Identifier: http://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-ambiental/metodo-multirresiduos
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Metodo-multirresiduos-para-analise-de-240-agrotoxicos-em-solos-2021.pdf627,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace