Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152196
Título: Número cromossômico, coloração diferencial CMA/DAPI e análise da viabilidade polínica da faveleira (Cnidoscolus quercifolius Pohl).
Autoria: SANTOS, R. C. dos
RIBEIRO, J. M.
OLIVEIRA, V. R. de
MELO, N. F. de
Afiliação: TATIANE CEZÁRIO DOS SANTOS, Estagiárida da Embrapa Semíárido; JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; VISELDO RIBEIRO DE OLIVEIRA, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 16., 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
Páginas: p. 30.
Conteúdo: Neste trabalho foi estimada a viabilidade polínica de dois acessos de faveleira (com e sem espinhos), mediante o uso de dois corantes (carmim acético e reativo de Alexander). Foi realizada também a contagem do número de cromossomos e estudo da heterocromatina pela coloração com os fluorocromos CMA e DAPI, com o objetivo de contribuir para a caracterização do germoplasma visando o seu uso em futuros cruzamentos em programas de melhoramento genético. Para isso, foram coletados botões florais e raízes dos dois acessos, sendo os mesmos fixados em solução Carnoy e mantidos em refrigeração a -20 °C até sua utilização. As imagens e medições dos grãos de pólen foram realizadas em microscópio e registrados por intermédio de uma câmera digital DinoEye e do software Dinocapture. A análise mitótica foi realizada em microscópio de epifluorescência com o auxílio do software Leica Qfish. A viabilidade dos grãos de pólen estimada para os dois acessos de faveleira foi de 100%, indicando uma forte regularidade durante o desenvolvimento da microsporogênese. Em relação à morfometria, o diâmetro médio dos grãos de pólen para o acesso sem espinhos variou de 47,36 ± 3,54 μm a 49,79 ± 5,43 μm, enquanto o acesso com espinhos variou de 49,87 ± 3,06 μm a 56,46 ± 2,72 μm utilizando-se o reativo de Alexander e carmin acético, respectivamente. Para os dois acessos foram observados 2n=36 cromossomos com morfologia variando de metacêntrica a acrocêntrica, visualizando-se quatro blocos CMA+, sendo dois blocos CMA+ com localização subterminal no braço curto em um pequeno par cromossômico acrocêntrico e dois blocos CMA+ proximais em um par cromossômico submetacêntrico, além de núcleos interfásicos do tipo arreticulado. Esses resultados contribuem para o avanço nos estudos sobre caracterização de germoplasma de espécies nativas visando sua domesticação e uso.
Thesagro: Faveleira
Citogenética Vegetal
Citogenética
NAL Thesaurus: Cnidoscolus quercifolius
Palavras-chave: Cromossomo
Fluorocromol
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 308).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Numero-cromossomico-coloracao-diferencial-2022.pdf488.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace