Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152674
Title: Principais demandas e origens da cadeia produtiva de espécies vegetais nativas do Cerrado no Distrito Federal.
Authors: DINIZ, J. D. de A.
TEIXEIRA, L. M. A.
MOREIRA, J. M. M. A. P.
Affiliation: JANAÍNA DEANE DE ABREU SÁ DINIZ, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; LEISY MIKAELLY ALVES TEIXEIRA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CPAC.
Date Issued: 2010
Citation: In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010.
Description: RESUMO - O bioma Cerrado é um dos mais ricos em biodiversidade e endemismo de espécies vegetais, porém figura entre os mais ameaçados do planeta. Ainda são poucos os recursos para pesquisa e desenvolvimento com base no uso sustentável das espécies do Cerrado, nos mesmos moldes das estratégias de conservação da floresta em pé, como ocorre na Amazônia. Para que haja um maior incentivo às cadeias produtivas do Cerrado é necessário se conhecer não apenas a realidade das regiões produtoras, mas também as demandas já existentes e potenciais. Este trabalho apresenta um diagnóstico da cadeia produtiva de frutos nativos do Cerrado, com foco nas principais demandas de clientes industriais do Distrito Federal. A pesquisa levantou dados de origem, quantidades, frequência e principais usos referentes à demanda destes frutos pelas empresas selecionadas. Foram realizadas entrevistas dirigidas e semi-dirigidas, seguidas por análise qualitativa das respostas dos entrevistados, assim como de estatística descritiva das demandas. Como resultado, identificou-se que os frutos mais demandados pelos consumidores e mais utilizados pelas empresas são principalmente aqueles mais conhecidos, de sabor mais suave, sendo alguns já domesticados e com uma cadeia produtiva mais estruturada.
Thesagro: Cadeia Produtiva
Biodiversidade
Cerrado
Espécie Nativa
Keywords: Fruto nativo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Principais-demandas-origens-2010.pdf61.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace