Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1152817
Título: Biomassa de genótipos de Brachiaria brizantha em função da aplicação de fósforo.
Autor: OLIVEIRA, L. P. de
CAMACHO, M. A.
SILVEIRA, M. V. da
VALLE, C. B. do
CÂMARA, A. P.
Afiliación: LAURA PEREIRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; MARCOS ANTONIO CAMACHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; MURILO VARGAS DA SILVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; ANA PAULA CÂMARA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Año: 2011
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33.; 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
Descripción: RESUMO - A forrageira Brachiaria brizantha é amplamente cultivada no Brasil, em função de sua adaptabilidade a solos de baixa fertilidade natural. No entanto, o fósforo tem sido limitante para sua produção no Cerrado. Assim, este trabalho teve objetivo de avaliar produção de biomassa em função do fornecimento de fósforo em diferentes cultivares de B. brizantha. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com parcelas subdivididas, onde os oito tratamentos consistiram de cinco cultivares (Arapoty, Capiporã, Marandu, Piatã e Xaraés) e três acessos do banco de germoplasma Embrapa CNPGC (B5, B10 e B12), as subparcelas foram à aplicação ou não de fósforo. As plantas foram cultivadas sob solo originalmente com 4,1 mg dm-³ de fósforo, em casa de vegetação. Avaliou-se a massa fresca (MFR) e seca (MSR) da raiz e massa fresca (MFPA) e seca (MSPA) da parte aérea. Os dados foram submetidos ao teste de Doon ao nível de 5% de probabilidade. Evidenciou-se que para a variável MFR as cultivares Arapoty, Capiporã, Piatã e Xaraés obtiveram resposta significativa ao incremento de fósforo. No entanto, para a variável MSR apenas a cultivar Arapoty obteve resposta significativa. Para as variáveis MFPA e MSPA todas as cultivares apresentaram diferença significativa ao tratamento com fósforo.
Thesagro: Biomassa
Brachiaria Brizantha
Fósforo
Genótipo
Planta Forrageira
Parte Aérea
Variedade
Notas: Resumo expnadido.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Biomassa-genotipos-Brachiaria-brizantha-2011.pdf142.66 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace