Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154130
Title: Composição química, compostos bioativos e atividade antioxidante em farinhas e em biscoitos salgados integrais de trigo, de arroz e/ou de feijão-mungo.
Authors: RODRIGUES, L. L.
SILVA, J. do N.
HASHIMOTO, J. M.
SILVA, K. J. D. e
Affiliation: LARISSA LAGES RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; JURANDY DO NASCIMENTO SILVA, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ; JORGE MINORU HASHIMOTO, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN.
Date Issued: 2023
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MEIO-NORTE, 7., 2021, Teresina, PI. Anais... Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2023. (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 287). p. 19.
Description: Farinhas de leguminosas, quando usadas na formulação de produtos, complementam o valor nutricional e favorecem as necessidades de pessoas celíacas. Foram avaliados a composição centesimal de acordo com AOAC, os teores de elementos minerais (Fe, Zn, Cu, Mn, Ca, Mg, K e P), os compostos bioativos (fenólicos, flavonoides, antocianinas, carotenoides e ácido ascórbico) e a atividade antioxidante (utilizando-se os radicais livres DPPH e ABTS) em farinhas integrais de trigo (FIT), de arroz (FIA) e de feijão-mungo (Vigna radiata L.) (FIFM), em cotilédones (FCFM) e tegumento de feijão-mungo (FCFM), e em biscoitos salgados com diferentes níveis de substituição da FIT por FIFM e/ou FIA.
NAL Thesaurus: Vigna radiata
Keywords: Compostos fenólicos
Elementos minerais
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMN)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace