Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1160546
Título: Dispositivos com Beauveria bassiana e feromônio no controle de Metamasius hemipterus em cultivos de banana.
Autor: GARCIA, G. W. R.
FARIAS, G. B. de G.
MATOS, A. G. dos S.
NOMURA, E. S.
MARINHO-PRADO, J. S.
Afiliación: GABRIEL WILLIAM ROSA GARCIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
GUILHERME BUENO DE GODOI FARIAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
ADRIAN GABRIEL DOS SANTOS MATOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
EDSON SHIGUEAKI NOMURA, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS
JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Año: 2023
Referencia: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17., 2023, Campinas. Anais [...]. Campinas: Embrapa Territorial, 2023. CIIC 2023. Resumo 23405.
Páginas: 12 p.
Descripción: Resumo: Metamasius hemipterus, conhecido também como falsa-broca-da-bananeira, é considerado como praga secundária no cultivo de bananeira, mas tem sido cada vez mais coletado em regiões produtoras da fruta. Métodos para controle de brocas-da-bananeira geralmente visam ao controle do moleque-da-bananeira, Cosmopolites sordidus, sendo um dos principais o controle biológico com Beauveria bassiana. O uso de fungos entomopatogênicos em iscas é uma alternativa segura e sustentável ao uso de inseticidas químicos, mas pouco se sabe sobre sua eficiência sobre M. hemipterus. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de estratégias de combate a brocas-da-bananeira sobre a população de M. hemipterus. O experimento tem sido conduzido em delineamento em blocos casualizados contento 5 blocos e 4 tratamentos: T1- Controle negativo; T2 – dispositivo liberador de feromônio (Cosmolure®) + fungo B. bassiana (CG1013); T3 – Produto comercial de B. bassiana (IBCB66) em armadilhas; e T4 – B. bassiana (CG1013) em armadilhas. A aplicação dos tratamentos é repetida a cada 35 dias em área experimental de bananeira em Pariquera-Açu, SP. Monitoramentos semanais têm sido realizados para avaliação da eficiência dos tratamentos. Os resultados mostram que M. hemipterus foi coletado em todas as áreas avaliadas e em todos os períodos, indicando crescente importância para a cultura da banana na região estudada. Houve uma redução geral na quantidade de falsas-brocas capturadas ao longo do tempo para todos os tratamentos até a terceira aplicação, mas que não parece ser devido aos tratamentos. Entretanto, este trabalho apresenta dados parciais e uma análise completa será realizada ao final do experimento.
Thesagro: Banana
Praga de Planta
Metamasius Hemipterus
Controle Biológico
Feromônio
NAL Thesaurus: Bananas
Plant pests
Biological control
Biological control agents
Pheromones
Palabras clave: Falsa-broca-da-bananeira
Entomopatógeno
Notas: CIIC 2023. Nº 23405.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Marinho-Prado-Dispositivo-beauveria-2023.pdf364.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace