Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1163007
Título: Suspensibilidade de formulações à base de Bacillus velezensis.
Autor: GILIO, L. A.
BETTIOL, W.
Afiliación: LUANA APARECIDA GILIO, Universidade Federal de Lavras; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
Año: 2023
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 53., 2023, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2023.
Páginas: p. 280.
Descripción: Com o aumento da adoção de biopesticidas no Brasil, aumentou-se a necessidade de formulações que garantam maior tempo de vida de prateleira e boas condições de aplicabilidade. Para uma aplicação satisfatória no campo as formulações necessitam de boa suspensibilidade. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a suspensibilidade de duas formulações à base de Bacillus velezensis AP-3. Para isso, as formulações avaliadas foram preparadas com 50% de amido solúvel + 50% de caldo fermentado com Bacillus obtido de um meio quimicamente definido para bactérias e a outra 50% de fécula de batata + 50% do mesmo caldo fermentado com Bacillus. Em ambas, após a secagem, foi acrescentado 5% de lecitina. O teste de suspensibilidade foi realizado de acordo com a norma ABNT NBR 13313, na qual 2,5 g da amostra foram dispersos em 100 mL de água dura (20 ppm de carbonato de cálcio) a 30 ± 2 ºC. Após a homogeneização, a suspensão foi transferida para uma proveta de 250 mL e completado o volume com água dura. Na sequência a proveta foi tampada e invertida a 180º por 30 vezes durante 90 segundos, e mantida em repouso por 30 minutos. Posteriormente, por meio de vácuo, a suspensão foi aspirada até a marca de 25 mL, sendo esse remanescente transferido para uma placa de Petri, previamente pesada. A placa de Petri com o remanescente foi levada a estufa a 60 ± 2 °C até peso constante. A suspensão foi calculada pela diferença do peso do resíduo e da amostra inicial. Foram realizadas 6 repetições para cada um dos dois tratamentos. Os dados foram submetidos a análise de variância de médias e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (P < 0,05). As análises foram realizadas no ambiente estatístico RStudio (https://cran.r-project.org/). As suspensibilidades das formulações diferiram estatisticamente, com valores médios de 62,64% e 31,24%, para as formulações contendo amido solúvel e fécula de batata, respectivamente, como inerte. Conclui-se que a formulação contendo amido apresentou maior suspensibilidade.
Thesagro: Formulação
Palabras clave: Suspensibilidade
Bacillus velezensis
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RA-BettiolW-53CBFito-2023-p280.pdf430.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace