Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1164037
Title: Cultivo in vitro de acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Mandioca da Embrapa Semiárido sob duas qualidades espectrais de luz.
Authors: SILVA, W. B. G.
RIBEIRO, J. M.
ANTONIO, R. P.
MELO, N. F. de
Affiliation: WILLO BRENO GONÇALVES SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; JULIANA MARTINS RIBEIRO, CPATSA; RAFAELA PRISCILA ANTONIO, CPATSA; NATONIEL FRANKLIN DE MELO, CPATSA.
Date Issued: 2023
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
Pages: p. 10.
Description: A micropropagação é uma técnica utilizada para a produção em larga escala ou conservação de material vegetal, possibilitando a inclusão e manutenção de espécies em bancos de germoplasma. Com este trabalho, objetivou-se comparar o cultivo in vitro de acessos de mandioca do BAG da Embrapa Semiárido, avaliando-se o desenvolvimento in vitro sob duas fontes espectrais de luz. Para isso, foi realizado um experimento em delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial 2x4 (duas fontes de luz – LED branca e LED vermelha/azul com quatro acessos – 67, 79, 110 e BRS Poti) e quatro repetições. Segmentos nodais foram introduzidos em meios de cultura suplementados com 30 g.L-1 de sacarose, 6 g.L-1 de ágar e pH ajustado para 5.9, autoclavados a 121 ºC (1 kgf/cm2), com adição de 0,04 mg.L-1 de BAP (benzilaminopurina), 0,05 mg.L-1 de GA3 (ácido giberélico) e 0,02 mg.L-1 de ANA (ácido naftalenoacético). Os explantes foram mantidos em sala de crescimento a 25±2 ºC, fotoperíodo de 12 horas e densidade de fluxo de fótons 22 μmol.m-2.s-1 sob luz branca ou sob luz LED (diodos emissores de luz) vermelho/azul por 45 dias. Após esse período foram avaliados o número de gemas produzidas (NGP), a altura e a distância dos entrenós (DE) das plantas. Os resultados mostraram diferenças significativas para o NGP, destacando- se a BRS Poti, com valor médio de 7,12 gemas/explante, enquanto o acesso 110 foi o menos produtivo, com 4,87 gemas/explante. Em relação à altura e DE, houve interação entre os fatores (luz x genótipos), destacando-se o acesso BRS Poti sob sistema de luz vermelha/azul, com tamanhos de 104 mm e 20,5 mm para altura e DE, respectivamente. A luz é um fator externo que pode regular a morfogênese e o desenvolvimento in vitro de genótipos de mandioca, podendo ser utilizada para conservação do germoplasma.
Thesagro: Mandioca
Micropropagação
Recurso Genético
NAL Thesaurus: Genetic resources
Cassava
Keywords: Banco Ativo de Germoplasma
BAG
Luz de LED
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cultivo-in-vitro-de-acessos-do-Banco-Ativo-de-Germoplasma-Mandioca.pdf109.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace