Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165293
Title: Produtividade e qualidade pós-colheita dos cachos de uva BRS Vitória sob diferentes lâminas de irrigação no Submédio do Vale do São Francisco.
Authors: FREIRE, V. A.
SIMOES, W. L.
SILVA, J. S. da
BARBOSA, K. V. F.
BARBOSA, I. M.
Affiliation: VINICIUS AMORIM FREIRE, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; KAIO VINICIUS FERNANDES BARBOSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; ITALLA MIKELLY BARBOSA, INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Date Issued: 2023
Citation: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 17., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2023.
Pages: p. 45.
Description: As principais informações geradas por pesquisas realizadas com videira (Vitis sp) irrigada no Semiárido brasileiro são, principalmente, com as cultivares Itália e Sugraone, não existindo referências sobre o comportamento em condições de reduzida disponibilidade hídrica, bem como valores de Kc de acordo com as fases fenológicas da cultivar de uva de mesa BRS Vitória. Com isso, o objetivo da pesquisa foi ajustar coeficientes de cultivo para cultivar BRS Vitória para promover o aumento na eficiência do uso de água, da produtividade e da qualidade dos frutos nas condições do Submédio do Vale do São Francisco. O experimento foi realizado em área de produção comercial de uva ‘BRS Vitória’, no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, localizado no município de Petrolina, PE. A área do experimento foi disposta no delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro lâminas de irrigação (50%, 75%; 100%, e 125% da evapotranspiração da cultura - ETc) e cinco repetições. A ETc foi obtida com os dados da evapotranspiração de referência de uma estação meteorológica instalada próxima ao local, e o coeficiente de cultivo indicado para a cultivar Itália na região. O sistema de irrigação nas duas áreas de cultivo foi por gotejamento, utilizando-se duas linhas de gotejo por fileira de planta. A colheita dos cachos de uvas foi realizada no momento ideal para cada tratamento. Após a colheita foram avaliadas a massa de baga e cacho, produção, produtividade e número de cachos. Com os cachos coletados, analisou-se a firmeza da polpa, teor de sólidos solúveis, acidez titulável e cor da epiderme dos frutos. A produção e qualidade pós-colheita da uva de mesa BRS Vitória aumentou com a lâmina de água aplicada até 105% da evapotranspiração da cultura. Valores superiores promoveram redução na qualidade e na produção.
Thesagro: Uva
Pós-Colheita
Irrigação
Vitis Vinifera
NAL Thesaurus: Grapes
Irrigation
Keywords: BRS Vitória
Manejo de irrigação
Coeficiente de cultivo
Vale do São Francisco
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 1).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividade-e-qualidade-pos-colheita-dos-cachos.pdf446.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace