Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1165752
Title: Avaliação da qualidade de frutos da cultivar pera rio e determinação da época de colheita.
Authors: MARTINEZ, A. L. A.
MENEGUCI, J. L. P.
ANDRADE, R. da S.
SOUTO, R. F.
SILVA, M. A. P.
Affiliation: AURÉLIO LUDOVICO A. MARTINEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; JOAO LUIZ PALMA MENEGUCI, SNT; RÍZIA DA SILVA ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ROSILENE FERREIRA SOUTO, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO; M. A. P. SILVA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.
Date Issued: 2006
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 19., 2006, Cabo Frio. Frutas do Brasil: saúde para o mundo: palestras e resumos. Cabo Frio: Sociedade Brasileira de Fruticultura; Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, 2006.
Pages: p. 427
Description: A laranja da variedade Pêra é uma das mais utilizadas na fabricação de suco congelado concentrado de laranja. É uma laranja que no Estado de Goiás, se destina principalmente ao mercado de frutas frescas. Tem uma forma quase esférica e possui 3 ou 4 sementes. Seu peso médio é de 145 gramas sendo 52 gramas de suco. Apresenta uma casca fina a média e de cor alaranjada. Sua polpa é firme e de cor laranja vivo. Dentre outras características deve apresentar um teor de sólidos solúveis em °Brix de no mínimo 10,5 e a relação de sólidos solúveis em ° Brix/acidez em g/100g de ácido cítrico anidro mínima de 7,0. Os produtores acompanham o índice de maturação do fruto, até que ele atinja o “ratio" desejado. 0 objetivo do presente trabalho é registrar a época de colheita e caracterizar a qualidade dos frutos produzidos. As laranjas utilizadas foram coletadas de uma área piloto de um pomar de laranja da cultivar Pêra Rio (Citrus sinensis) localizado no município de Bonfinópolis. Foram coletados frutos maduros nos quadrantes norte, sul, leste e oeste em quatro plantas, sendo quatro frutos por quadrante para análise. A linha de plantio está na direção norte-sul. As análises foram feitas no Laboratório de Análises de Bebidas e Vinhos (LABV-GO), onde foram analisadas as seguintes características: peso, altura, diâmetro, espessura da casca, número de sementes, volume de suco, acidez, pH, °Brix e ratio. O peso variou de 159,45 a 237,78 gramas; a altura e o diâmetro variaram respectivamente de 7,23 a 8,30 milímetros; a espessura de casca variou de 0,58 a 0,61 milímetros; o número de sementes normais variou de 0,5 a 7,8 sementes; o volume de suco variou de 374 a 620 mL; a acidez variou de 0,381 a 0,505 gramas/100 gramas de ácido cítrico anidro; o pH variou de 3,8 a 4,7; o °Brix variou de 9,0 a 11,2 e o ratio variou de 19,2 a 24,4. As análises demonstraram que o diâmetro e o ratio diferiram estatisticamente nos diferentes quadrantes. Goiás tem grande potencial para a produção de laranja, a época de colheita dos pomares de goianos é de janeiro a fevereiro, a variedade mais comercializada é a laranja Pêra Rio. Os frutos produzidos estão aptos para o consumo de fruta fresca in natura.
Thesagro: Controle de Qualidade
Pêra
Colheita
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-da-qualidade-de-frutos.pdf131.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace