Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169584
Título: Efeito do estresse térmico em vacas holandesas de primeira lactação no Sudeste do Brasil.
Autor: SILVA, P. F. da
SANTANA JÚNIOR, M. L.
COSTA, C. N.
PIRES, M. de F. A.
BRUNELI, F. A. T.
HOTT, M. C.
PEIXOTO, M. G. C. D.
ANDRADE, R. G.
Afiliación: PÂMELLA FERREIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MÁRIO LUIZ SANTANA JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS; CLAUDIO NAPOLIS COSTA, CNPGL; MARIA DE FATIMA AVILA PIRES, CNPGL; FRANK ANGELO TOMITA BRUNELI, CNPGL; MARCOS CICARINI HOTT, CNPGL; MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIX, CNPGL; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPGL.
Año: 2024
Referencia: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 33-37.
Descripción: O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, sendo o Sudeste uma das regiões de destaque nacional nesse setor. Este estudo objetivou avaliar o impacto do estresse térmico em vacas holandesas de primeira lactação no Sudeste do Brasil. Dados meteorológicos referentes à temperatura e umidade relativa do ar, no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2023, foram utilizados para estimar o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), a perda de produção de leite (PPL) e a anomalia padronizada da perda de produção de leite (APPL). Os mapas de PPL indicaram predominância de perdas menores que 1,0 kg/vaca/dia entre os meses de maio e agosto. De setembro a março, observa-se predominância média de perdas entre 2,0 kg/vaca/dia e 4,0 kg/vaca/dia, sendo que perdas mais elevadas (PPL > 4,0 kg/vaca/dia) foram observadas no Norte e Nordeste de Minas Gerais, Norte do Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Conclui-se, a partir dos mapas mensais de APPL, que em 2023 ocorreu predominância de perdas de produção entre a média e abaixo da média histórica ou do normal esperado.
Thesagro: Bovino
Bem-Estar
Produção Leiteira
Risco Climático
Zoneamento Climático
Citación: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Efeito-do-estresse-termico-em-vacas-holandesas-de-primeira-lactacao.pdf1.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace