Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1169600
Título: Formação de biofilme por Moraxella spp. isoladas em surtos de Ceratoconjuntivite Infecciosa Bovina no Brasil.
Autoria: COUTINHO, C. de C.
CARVALHO, C. V. de
FERREIRA, R. C.
DOMINGUES, R.
REIS, D. R. de L.
MACHADO, A. B. F.
SABINO, Y. N. V.
GASPAR, E. B.
PANETTO, J. C. do C.
MARTINS, M. F.
Afiliação: CINTHIA DE CARVALHO COUTINHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; CLARISSA VIDAL DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; RAÍSSA CURY FERREIRA, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; ROBERT DOMINGUES, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; ALESSANDRA BARBOSA FERREIRA MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; YASMIN NEVES VIEIRA SABINO; EMANUELLE BALDO GASPAR, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE – PIBIC/CNPq, 29., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2024.
Páginas: p. 63-67.
Conteúdo: A Ceratoconjuntivite Infecciosa Bovina (CIB) é uma doença ocular comumente observada em bovinos ao redor do mundo. A CIB, apesar de ter baixa mortalidade, representa uma preocupação significativa para produtores de leite devido ao impacto econômico decorrente da redução do bem-estar animal e da produtividade. Além disso, há uma escassez de dados epidemiológicos acerca dessa doença no Brasil. Bactérias do gênero Moraxella, especialmente Moraxella bovis e Moraxella bovoculi, são frequentemente associadas à CIB, sendo M. bovis a única espécie com patogenicidade confirmada. Recentemente, Moraxella oculi e Moraxella sp. foram descritas em casos clínicos da doença, mas a contribuição específica dessas bactérias no desenvolvimento da CIB ainda não foi definida, exigindo investigações adicionais. O tratamento para ceratoconjuntivite é baseado na remediação sintomática, sendo um processo onerosa e dificultada pela formação de biofilmes bacterianos, que favorecem a cronicidade das infecções. Desse modo, este estudo teve como objetivo avaliar a capacidade de formação de biofilme de linhagens de Moraxella bovis, Moraxella bovoculi, Moraxella oculi e Moraxella sp. isoladas de casos de CIB utilizando o protocolo adaptado de cristal violeta. Os resultados indicaram que M. bovoculi, M. oculi e Moraxella spp. apresentam forte capacidade de formação de biofilme, enquanto M. bovis mostrou capacidade fraca. Esses achados ressaltam a necessidade do desenvolvimento estratégias terapêuticas mais eficazes que levem em consideração a resistência bacteriana promovida por biofilmes.
Thesagro: Bovino
Moraxella Bovis
Doença Animal
Palavras-chave: Protocolo de cristal violeta
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 3).
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formacao-de-biofilme-por-Moraxella-isoladas-em-surtos-de-Ceratoconjuntivite.pdf264.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace