Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170128
Título: Estoques de carbono e nitrogênio sob diferentes sistemas de produção agrícola sustentáveis em vegetação nativa no Cerrado.
Autoria: PEREIRA, V. C. S.
PIMENTA, L. C.
SANTOS, A. B.
CAMBANHANE, N. D. R.
PINHEIRO, E. F. M.
CAMPOS, D. V. B. de
MANZATTO, C. V.
Afiliação: V. C. S. PEREIRA, UFRRJ; L. C. PIMENTA, UFRRJ; A. B. SANTOS, UFRRJ; N. D. R. CAMBANHANE, UFRRJ; E. F. M. PINHEIRO, UFRRJ; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; CELSO VAINER MANZATTO, CNPMA.
Ano de publicação: 2024
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 21.; SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIADO SOLO, 8.; 2024, Viçosa. Agricultura de Montanha: anais... Viçosa: UFV, 2024
Páginas: p. 119
Conteúdo: Um dos maiores desafios do setor agrícola é adotar estratégias de manejo do solo sustentáveis que contribuam na recuperação de áreasdegradadas, que auxiliem na mitigação das emissões de gases que causam efeito estufa (GEE) e promovam a fixação do carbono (C) no solo naforma de matéria orgânica do solo (MOS). Assim, o objetivo do trabalho é avaliar os estoques de C e nitrogênio (N), sob diferentes sistemas demanejo agrícolas sustentáveis, comparando-os com áreas de vegetação nativa, no bioma Cerrado. O experimento foi conduzido numa fazendalocalizada na cidade de Unaí, no Estado de Minas Gerais, avaliando três tratamentos: Mata Nativa (MN); Pasto Produtivo (PP) e; Integraçãolavoura-pecuária (ILP). Em cada tratamento, foram abertas 3 trincheiras e coletadas amostras de terra deformadas e indeformadas nasprofundidades 0-5, 5-10, 10-20, 20-30, 30-40, 40-60, 60-80 e 80-100 cm. Foram realizadas análises de densidade do solo e dos teores de C e Nno solo e calculados os estoques de C e N nas camadas de 0-10, 0-30 e 0-100 cm. Os resultados foram submetidos a análise de variância e,posteriormente, o teste de comparação de médias pelo teste de Tukey à 5% de significância. Os resultados mostram que a retirada da coberturavegetal de MN para a implantação de PP aumentou os estoques de C no solo. No entanto, não foi observada diferença estatística nos teores eestoques de N entre a MN e o PP na camada de 0-100 cm. No sistema ILP os teores de N no solo apresentaram uma redução nas profundidades20-30 e 40-60 cm em relação à MN. Na MN a relação C/N foi superior na camada superior (0-5cm) com valor de 22 e teve uma redução nascamadas mais inferiores (a partir de 20-30 cm), enquanto o ILP variou de 8 na profundidade de 60-80 cm e chegou a 26 nas profundidades de 30-40 e 40- 60 cm. No PP houve a variação de 14 na profundidade de 80-100 cm e 30 na de 40-60 cm. Observou-se que na maioria dasprofundidades a relação C/N foi alta e diversos estudos têm chamado a atenção para valores elevados da relação C/N nos solos do Cerrado,devido aos incêndios naturais que ocorrem nesse bioma. Conclui-se que, a PP pode ser utilizada como estratégia de manejo sustentável do soloem Unaí, bioma Cerrado, visando a manutenção da segurança do solo.
NAL Thesaurus: Greenhouse gases
Palavras-chave: Gases de efeito estufa
Integração lavoura-pecuária
Panicum maximum cv Miyagui
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RA-ManzattoCV-Anais-XXI-RBMCSA-VIII-SMCS-2024-p119.pdf704.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace