Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170445
Título: Rendimento forrageiro e composição bromatológica de cultivares de Panicum maximum cultivadas sob duas doses de nitrogênio e potássio.
Autoria: HEINEMANN, A. B.
FONTES, A. J.
ROSA, B.
OLIVEIRA, I. P. de
PACIULLO, D. S. C.
LEDO, F. J. da S.
FREITAS, K. R.
ZIMMERMANN, F. J. P.
MOREIRA, P.
COSTA, N. A. da
AROEIRA, L. J. M.
VILELA, D.
Afiliação: ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPGL; ANTÔNIO JOÃO FONTES, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS; BENEVAL ROSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ITAMAR PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPAF; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; KARINA ROCHA FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; FRANCISCO JOSE P ZIMMERMANN, CNPAF; PAULO MOREIRA, CNPGL; NIVALDO ALVES DA COSTA, AGENCIARURAL; LUIZ JANUARIO MAGALHAES AROEIRA, CNPGL; DUARTE VILELA, CNPGL.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Conteúdo: Foram avaliados o rendimento forrageiro e a composição bromatológica de cultivares de Panicum maximum (Tanzânia e Mombaça) em condições de pastejo, adubadas com N:K2O nas dosagens de 150:120 ou 300:240 kg/ha/ano, durante o período de novembro de 2001 a abril de 2003. Foi usado o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema de parcelas subsubdivididas, com quatro repetições. Nas parcelas foram alocadas as cultivares, nas subparcelas, as doses de N e K e nas subsubparcelas, as épocas do ano (águas de 2001/2002, seca de 2002 e águas de 2002/2003). O rendimento forrageiro não variou entre cultivares, mas respondeu positivamente ao aumento da adubação nos períodos chuvosos, com eficiências da ordem de 20,0 e 14,8 kg de MS/kg de N, respectivamente em 2001/2002 e 2002/2003. Os teores de proteína bruta (7,6 a 8,1%), fibra em detergente neutro (74,1 a 75,9%) e fibra em detergente ácido (41,1 a 44,7%) variaram com a forrageira e a época do ano, embora as diferenças observadas tenham sido de pequena magnitude.
Thesagro: Adubação
Cerrado
Gramínea Forrageira
Valor Nutritivo
NAL Thesaurus: Tanzania
Palavras-chave: Mombaça
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rendimento-forrageiro-e-composicao-bromatologica-de-cultivares-de-Panicum.pdf21.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace