Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170481
Title: Produção de material formador da serapilheira e aporte de nutrientes de duas combinações de espécies arbóreas em sistema silvipastoril.
Authors: XAVIER, D. F.
ALVIM, M. J.
BOTREL, M. de A.
CARVALHO, M. M.
LEDO, F. J. da S.
PEREIRA, A. V.
VISTA, R. C.
Affiliation: DEISE FERREIRA XAVIER, CNPGL; MAURÍLIO JOSÉ ALVIM; MILTON DE ANDRADE BOTREL, CNPGL; MARGARIDA MESQUITA CARVALHO; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; ANTONIO VANDER PEREIRA, CNPGL; RENATA COUTO VISTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.
Date Issued: 2004
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Description: Visando avaliar a contribuição de árvores na melhoria da fertilidade do solo, foi medida a produção de matéria seca e nutrientes no material formador da serapilheira em um sistema silvipastoril estabelecido ha quatro anos em solo ácido e de baixa fertilidade natural. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, Minas Gerais, com o delineamento experimental de blocos ao acaso, com dois tratamentos e dezesseis repetições. Os tratamentos consistiram de duas combinações de árvores: a) As espécies Eucalyptus grandis e Acacia mangium; b) As espécies E grandis e A mangium, mais as espécies Mimosa artemisiana, Acacia angustissima e Leucaena leucocephala x L. diversifolia. A produção do material formador da serapilheira foi medida, durante dois anos, por meio de caixas coletoras, com área interna de 1 x 1 m e 0,1 m de altura. As caixas foram distribuídas nas faixas de árvores, à altura de 0,5 m do solo. Do material coletado foi determinado o peso da matéria seca, nos dois anos e os teores de N, P, K, Ca e Mg apenas no primeiro ano de avaliação. A produção total de matéria seca (g/m2 ) dos tratamentos não apresentou diferença significativa. O teor de N, apresentou maiores valores na combinação de cinco espécies de árvores. Resultados indicaram que a formação de sistemas silvipastoris com duas ou cinco espécies de árvores contribuem para adicionar a mesma quantidade de material formador da serapilheira, no entanto, na combinação com mais espécies de leguminosas, há um incremento maior de nutrientes ao solo, em especial o nitrogênio, podendo beneficiar a sustentabilidade desses sistemas.
Thesagro: Leguminosa
Biomassa
Nitrogênio
Árvore
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Producao-de-material-formador-da-serapilheira.pdf20.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace