Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170501
Title: Amonização de feno de alfafa com alta umidade.
Authors: BERNARDINO, F. S.
CAMPOS, M. de C. L. e
GARCIA, R.
CAMPOS, O. F. de
ROCHA, F. C.
GOBBI, K. F.
Affiliation: FERNANDO SALGADO BERNARDINO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; MILA DE CARVALHO LAURINDO E CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RASMO GARCIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ORIEL FAJARDO DE CAMPOS, CNPGL; FERNANDA CIPRIANO ROCHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; KÁTIA FERNANDA GOBBI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Date Issued: 2004
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Description: O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar os efeitos da aplicação de quatro níveis de amônia anidra (0,0; 1,0; 1,5; 2,0%, base MS) em combinação com três períodos de amonização (14; 21 e 28 dias), sobre a composição bromatológica do feno de alfafa. Os teores de matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose diminuíram em função dos níveis crescentes de amônia anidra, sendo que o prolongamento dos períodos de amonização exerceu pouca ou nenhuma influencia sobre essas variáveis. Os percentuais de proteína bruta (PB) aumentaram em função dos níveis crescentes de amônia anidra e do prolongamento dos períodos de amonização. A retenção de nitrogênio (RN) sofreu redução à medida que se aumentou os níveis de amônia anidra, e aumentou com o prolongamento dos períodos de amonização. Os percentuais de nitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA-N) aumentaram devido à amonização e aos períodos de tratamento.
Thesagro: Amônia
Leguminosa Forrageira
Keywords: Composição bromatológica
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amonizacao-de-feno-de-alfafa-com-alta-umidade.pdf26.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace