Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170507
Título: Qualidade sanitária de sementes e variedades crioulas de abobora conservadas por agricultores familiares de Alagoas.
Autor: ANGELOTTI, F.
SILVA, J. de J.
SILVA, J. C. da
FREITAS, M. V. C.
GOMES, R. A.
DANTAS, B. F.
RAMOS, S. R. R.
Afiliación: FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; JAILTON DE JESUS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JAMILLE CARDEAL DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MARCOS VINICIUS CARVALHO FREITAS, UNIVERSIADDE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; RAQUEL ARAUJO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; BARBARA FRANCA DANTAS, CPATSA; SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CNAT.
Año: 2024
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 8., 2024, Pirenópolis, GO. Recursos genéticos para a sustentabilidade frente às mudanças climáticas. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2024.
Descripción: A qualidade sanitária das sementes depende tanto do manejo no campo quanto dos processos realizados após a colheita dos frutos. Entre esses, a secagem, as condições ambientais e tipo de embalagem são essenciais para garantir a qualidade das sementes armazenadas, uma vez que influencia na umidade das mesmas e consequentemente na sua qualidade sanitária. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade sanitária de sementes de abóbora produzidas por pequenos agricultores do agreste do estado de Alagoas. Para tanto, foram obtidas amostras de sementes de abóbora produzidas e conservadas em duas comunidades (C1 - 10 amostras e C2 - 7 amostras) de agricultores familiares localizadas no agreste Alagoano. Foram avaliadas 50 sementes de cada amostra, distribuídas em duas repetições de 25 sementes. As caixas acrílicas, tipo gerbox (11cm x 11cm x 3,5cm), foram previamente desinfetadas com hipoclorito de sódio a 1%. Em cada caixa gerbox, foram colocadas três folhas de papel filtro umedecidas com água destilada e 25 sementes sem desinfestação prévia. Após isso, as caixas contendo as sementes foram mantidas em câmaras de crescimento, durante sete dias, sob temperatura de 25 ± 2 oC, com fotoperíodo de 12 horas. As sementes foram avaliadas individualmente, utilizando- se um microscópio estereoscópio e microscópio composto. Foi também avaliada a emergência desenvolvimento de plântulas em substrato comercial para mudas de hortaliças. Os resultados foram expressos em incidência e identificação de fungos nas amostras. Todas as sementes avaliadas apresentaram a presença de fungos associados. Foi observada a ocorrência dos fungos Aspergillus sp., Penicillium sp., Rhizopus sp., Trichoderma sp., Alternaria sp., Colletotrichum sp., Fusarium sp. e Lasiodiplodia sp. Os fungos do gênero Aspergillus, e Rhizopus estavam presentes em 100% ds lotes. A presença dos fungos patogênicos em 42% das amostras avaliadas, não reduziu nem a porcentagem de cuidados no manejo das sementes para que não ocorra a proliferação desses fungos nas sementes armazenadas de forma a prejudicar ou mesmo inviabilizar plantios futuros.
Thesagro: Abóbora
Agricultura Familiar
Recurso Genético
Semente
NAL Thesaurus: Genetic improvement
Palabras clave: Variedade local
Qualidade sanitária
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
QUALIDADE-SANITARIA-DE-SEMENTES-DE-VARIEDADES.pdf73.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace