Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1170545
Título: Avaliação de cultivares de milho e sorgo para a produção de silagem: desempenho animal, produção e composição química da matéria seca.
Autoria: FERNANDES, L. de O.
PAES, J. M. V.
REIS, R. A.
SOUZA, J. A. de
SILVA, E. A.
LEDIC, I. L.
FERNANDES, A. R.
Afiliação: LEONARDO DE OLIVEIRA FERNANDES, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; JOSÉ MAURO VALENTE PAES, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; RICARDO ANDRADE REIS, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; JÉFERSON ANTÔNIO DE SOUZA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; EDILANE APARECIDA SILVA, EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS; IVAN LUZ LEDIC, CNPGL; ANDRÉ RABELO FERNANDES, FACULDADES ASSOCIADAS DE UBERABA.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Conteúdo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o potencial de cultivares de milho e sorgo para a produção de silagem, verificando o desempenho animal, a produção e a qualidade da matéria seca. Os cultivares de milho utilizados foram: AGN 25A42, GNZ 2728, 2C577, Farroupilha 25, BRS 3150, BR 106, BR 205 e XB 8028; os cultivares de sorgo utilizados foram 1F 305 e BR 610. O delineamento utilizado para a avaliação da produção e qualidade da matéria seca foi em blocos ao acaso com dez tratamentos (cultivares) e cinco repetições por tratamento. Para a avaliação do desempenho animal foram utilizados 30 novilhos com peso vivo (PV) médio de 245 kg, distribuídos em um delineamento em blocos ao acaso com dez tratamentos (cultivares) e três repetições por tratamento. Foi verificada uma maior produção de matéria seca (P < 0,05) para o cultivar de sorgo BR 610 em relação aos demais cultivares avaliados, que não apresentaram diferença (P > 0,05). Observou-se grande variação na composição química dos cultivares avaliados (P< 0,05). Quanto ao desempenho animal, os cultivares de milho e sorgo proporcionaram ganho de peso semelhante, apresentando variação no consumo de matéria seca e na conversão alimentar (P < 0,05).
Thesagro: Alimento Para Animal
Consumo
Ensilagem
Ganho de Peso
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-de-cultivares-de-milho-e-sorgo-para-a-producao-de-silagem.pdf22.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace