Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1171464
Título: Estudos petrográficos e geoquímicos de rejeitos da mineração do migmatito complexo camboriú para potencial remineralizador de solo.
Autoria: RODRIGUES, S. de O.
PASIN, D. A. B.
SALOMÃO, M.
BERTOLINO, L. C.
MARTINS, E. de S.
Afiliação: SARA DE OLIVEIRA RODRIGUES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; DANIEL AUGUSTO BOZOTI PASIN, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; MARCELO SALOMÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; LUIZ CARLOS BERTOLINO, CENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL; EDER DE SOUZA MARTINS, CPAC.
Ano de publicação: 2024
Referência: Revista Geociências, v. 43, n. 1, p. 89-99, 2024.
Conteúdo: A remineralização é um processo de renovação de solos agrícolas a partir da aplicação de rochas silicáticas moídas ricas em bases, onde ocorre a disponibilização de nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas, formam novas fases minerais funcionais e contribui para o incremento do pH do solo. Os remineralizadores de solos podem ser gerados tanto a partir do desenvolvimento de novas jazidas como na coprodução da mineração em atividade. Este é o caso dos materiais da mineradora que explora o migmatito do Complexo Camboriú, onde foram coletadas amostras para estudos petrográficos e geoquímicos, visando a determinar seu potencial como remineralizador de solo. Os resultados confirmaram que a rocha foi submetida a metamorfismo de fácies anfibolito superior, com presença de fluidos. As análises químicas revelaram teores significativos de elementos alcalinos e alcalino-terrosos, essenciais na definição de remineralizadores de solos, como o potássio, magnésio e cálcio. O estudo petrográfico e geoquímico dessas amostras, indicam um potencial para utilização do rejeito na agricultura, evidenciada pela presença de minerais com potencial para serem intemperizados na escala de tempo de ciclos de culturas agronômicas. Essa evidência é confirmada a partir dos resultados apresentados neste artigo, cumprindo com os requisitos estabelecidos pelo MAPA, apresenta como soma de base (K2O, CaO, MgO) valores de 3,3 a 17,98% e K2O de 0,78 a 8,2%. Já as amostras ricas em biotita e hornblenda mostraram um potencial para o desenvolvimento de fertilizantes naturais. Assim, a utilização dos rejeitos da mineradora pode contribuir para a economia regional e uma maior sustentabilidade da mineração e da agricultura.
Thesagro: Solo
Mineração
Resíduo Quimico
Palavras-chave: Remineralização
Sustentabilidade
ISSN: 1980-900X
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP-CPAC-37997.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace