Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172690
Título: Teores de PB, FDN e DIVMS do capim-elefante com adubação nitrogenada e irrigação.
Autoria: VITOR, C. M. T.
FONSECA, D. M. da
MARTINS, C. E.
COSER, A. C.
NASCIMENTO JÚNIOR, D. do
RIBEIRO JÚNIOR, J. I.
MORAES, L. C. D. de
OLIVERIA, I. M. de
MAGALHÃES, M. A.
Afiliação: CLÁUDIO MANOEL TEIXEIRA VITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DILERMANDO MIRANDA DA FONSECA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; DOMÍCIO DO NASCIMENTO JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; OSÉ IVO RIBEIRO JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; LUCIANO CASTRO DUTRA DE MORAES, CNPGL; IVANNA MORAES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; MARCELA AZEVEDO MAGALHÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Ano de publicação: 2006
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
Conteúdo: O ensaio foi conduzido no Campo Experimental de Coronel Pacheco – MG, no período de 07 de outubro de 2003 a 06 de janeiro de 2005, a fim de avaliar o efeito de quatro doses de nitrogênio (100, 300, 500 e 700 kg/ha de N) e seis lâminas de água (0, 20, 40, 80, 100 e 120 % da Evapotranspiração) sobre os teores de PB, FDN e DIVMS das plantas de capim-elefante. As doses de nitrogênio constituíram as parcelas e as lâminas de água as subparcelas, segundo o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. Quando o capim-elefante atingiu 1,60 m em uma das parcelas, foi colhida uma amostra de forragem em cada subparcela. O teor de PB das lâminas foliares mais pseudocolmo das plantas de capim-elefante aumentou linearmente com as doses de N tanto ao longo do ano experimental quanto nos períodos seco e chuvoso, não sendo influenciado pelas lâminas de água aplicadas. Já o teor de FDN nas lâminas foliares mais pseudocolmo das plantas de capim-elefante foi influenciado negativamente pelas doses de N durante o ano experimental e na época seca, e positivamente pelas lâminas de água aplicadas apenas no período chuvoso. A DIVMS das lâminas foliares mais pseudocolmo das plantas de capim-elefante respondeu de forma quadrática ao aumento das doses de N apenas no ano experimental e na época chuvosa, não sendo influenciado pelas lâminas de água aplicadas. Na época seca a DIVMS não foi influenciada por nenhuma das variáveis estudadas.
Thesagro: Pennisetum Purpureum
Aspersão
Palavras-chave: Estacionalidade da produção
Distribuição em linha
Estação seca
Estação chuvosa
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teores-de-PB-FDN-e-DIVMS-do-capim-elefante.pdf23.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace