Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172694
Título: Tendência das DEPs para produção de leite e respectivas confiabilidades de touros do núcleo MOET da raça Guzerá.
Autor: PEIXOTO, M. G. C. D.
VERNEQUE, R. da S.
TEODORO, R. L.
PENNA, V. M.
MARTINEZ, M. L.
Afiliación: MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIX, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL; ROBERTO LUIZ TEODORO, CNPGL; VÂNIA MALDINI PENNA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MARIO LUIZ MARTINEZ, CNPGL.
Año: 2006
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 43., 2006, João Pessoa. Produção animal em biomas tropicais: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.
Descripción: Tendência das DEPs para produção de leite e respectivas confiabilidades de touros do núcleo MOET da raça guzerá foram comparados. Foram usados os dados de 4.898 lactações de 3.179 vacas puras e cruzadas de várias regiões do Brasil. A produção de leite foi ajustada para a idade madura e os grupos contemporâneos foram definidos por rebanho e ano de parto. Os parâmetros genéticos foram estimados usando o MTDFREML. O modelo utilizado incluiu os efeitos aleatórios de animal e efeito permanente, e os efeitos fixos de rebanho-ano de parto, estação de parto e composição genética. Ocorreu uma variação na confiabilidade e nas estimativas de DEPs dos touros MOET com o aumento no tamanho da família e a introdução de novas progênies. Concluiu-se que para o melhoramento da produção de leite na Raça Guzerá, o esquema de seleção em núcleos MOET pode produzir touros jovens de mérito genético alto, apesar da baixa acurácia das estimativas. A adição de informação das progênies nas avaliações de touros MOET contribui para o aumento da acurácia das estimativas, principalmente quando as famílias de irmãs são pequenas.
Thesagro: Bovino
Gado Leiteiro
Gado Zebu
Seleção
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Tendencia-das-DEPs-para-producao-de-leite.pdf22.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace