Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173378
Título: Estudo de características de conformação e manejo de animais da raça Gir.
Autor: TEODORO, R. L.
TORRES FILHO, R. de A.
VERNEQUE, R. da S.
MARTINEZ, M. L.
Afiliación: ROBERTO LUIZ TEODORO, CNPGL; RODOLPHO DE ALMEIDA TORRES FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL; MARIO LUIZ MARTINEZ, CNPGL.
Año: 2004
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Descripción: O objetivo deste trabalho foi estimar as herdabilidades e as correlações genéticas e fenotípicas para características de conformação na raça Gir, tais como altura da garupa (AG), perímetro torácico (PT), comprimento do corpo (CC), comprimento da garupa (CG) largura entre os ísquios (LIS) e entre os íleos (LIL), comprimento (CT) e diâmetro de teta (DT), ângulo dos cascos (ANC) e para as características de manejo: facilidade de ordenha (FAO) e temperamento (TEMP). Para as análises utilizou-se um modelo que incluía os efeitos fixos de grupo contemporâneo, avaliador e a co-variável idade da vaca à avaliação, e os efeitos aleatórios de animal, permanente de meio e erro, pelo método da Máxima Verossimilhança Restrita. As estimativas de herdabilidade em análise univariada foram 0,57; 0,30; 0,23; 0,31; 0,29; 0,27; 0,06; 0,36; 0,20; 0,22 e 0,10 para AG, PT, CC, CG, LIS, LIL, CT, DT, ANC, FAO e TEMP, respectivamente. As correlações entre as características relacionadas ao tamanho corporal foram de média a alta magnitude, sendo a correlação entre CT e DT de magntude elevada. As características de manejo apresentaram magnitude média entre si e baixa entre as características de conformação. Ganho por seleção pode ser obtido para as características avaliadas, e devido às correlações encontradas é possível trabalhar com seleção em apenas algumas das características.
Thesagro: Bovino
Gado Gir
Ordenha
Palabras clave: Correlação genética
Correlação fenotípica
Herdabilidade
Sistema mamário
Tamanho corporal
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudo-de-caracteristicas-de-conformacao-e-manejo-de-animais.pdf31.28 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace