Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173411
Title: Análise patentométrica e de competitividade de hidrogênio renovável a partir de algas: alternativa visando a segurança energética
Authors: ANJOS, S. S. N. dos
SANTOS, D. C. T. dos
PEREIRA, T. H. M.
Affiliation: SERGIO SARAIVA NAZARENO DOS ANJOS, CNPAE; DANUSA CAMPOS TEIXEIRA DOS SANTOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BELO HORIZONTE; THIAGO HENRIQUE MARTINS PEREIRA, UNIVERSIDADE FUMEC.
Date Issued: 2025
Citation: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 19, n. 2, p.1-19, e011363, 2025.
Description: Objetivo: O objetivo principal do artigo é diagnosticar o estado da arte tecnológica de produção de hidrogênio (H2) a partir de algas para avaliação da competitividade no mercado de combustíveis renováveis. Referencial Teórico: Ações de descarbonização da matriz energética compõem o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris para controle das mudanças climáticas, sem impactar negativamente na segurança energética. O H2 se tornou uma das fontes de energia competitiva para ações de descarbonização e um dos caminhos para controle do aumento da temperatura global. Algas são potenciais fontes renováveis de H2, competitivas pelo crescimento rápido, pela versatilidade metabólica e pela biomassa livre de enxofre. Método: Executou-se um estudo patentométrico a partir de documentos de patente publicados entre 2013 e 2023, minerados no software VantagePoint para cálculo do Emergency Score (EScore). Resultados e Discussão: Os documentos de patente recuperados destacaram processos de biorremediação em regime de biorrefinarias e processos químicos e físicos para separar H2 de outros elementos como rotas tecnológicas emergentes. Investimentos nessas rotas associadas à engenharia genética das algas e ao melhor design de biorreatores são possíveis combinações que gerarão vantagem competitiva.
Thesagro: Hidrogênio
Alga
Keywords: Segurança energética
Descarbonização
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analise-patentometrica.pdf461.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace