Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173437
Título: Validação de um modelo de simulação da digestão ruminal e disponibilidade de nutrientes em vacas em lactação alimentadas com cana-de-açúcar.
Autoria: PAIVA, P. C. de A.
COLLAO-SAENZ, E. A.
DIJKSTRA, J.
ARCURI, P. B.
PÉREZ, J. R. O.
TEIXEIRA, J. C.
ASSIS, A. G. de
LOPES, F. C. F.
Afiliação: PAULO C. DE A. PAIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; EDGAR A. COLLAO-SAENZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JAN DIJKSTRA, UNIVERSIDADE DE WAGENINGEN; PEDRO BRAGA ARCURI, CNPGL; JUAN R. O. PÉREZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JÚLIO C. TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; AIRDEM GONCALVES DE ASSIS, CNPGL; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL.
Ano de publicação: 2004
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004.
Conteúdo: Um modelo mecanístico e dinâmico criado para aperfeiçoar a suplementação de dietas à base de cana-de- açúcar foi adaptado para condições de ingestão descontínua. A inclusão das novas características no modelo original foi realizada no Departamento de Ciência Animal da Universidade de Wageningen nos Países Baixos. A nova versão apresenta um mecanismo de redução de tamanho de partícula e liberação de nutrientes contidos no interior da parede celular para fermentação microbiana. Dados de um experimento com vacas em lactação alimentadas à base de cana-de-açúcar foram utilizados com o objetivo de validar e testar o desempenho do modelo em bovinos. As predições de produção de leite foram muito próximas dos valores observados. O modelo não superestimou ou subestimou as observações experimentais. Predições em condições descontínuas de disponibilidade de nutrientes apresentaram maior precisão quando o comportamento real de consumo foi incluído na simulação. O modelo pode ser usado para selecionar estratégias de suplementação de dietas à base de cana-de-açúcar em vacas em lactação.
Thesagro: Alimentação
Bovino
Vaca Leiteira
Lactação
Produção Leiteira
Soja
Grão
Farelo
Palavras-chave: Modelagem
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Validacao-de-um-modelo-de-simulacao-da-digestao-ruminal.pdf19.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace