Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173483
Título: Modelos de produtividade potencial para as culturas do feijão e do milho.
Autoria: OLIVEIRA, L. J. C.
COSTA, L. C.
SEDIYAMA, G. C.
FERREIRA, W. P. M.
OLIVEIRA, M. J. de
Afiliação: LEYDIMERE J. C. OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; LUIZ C. COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; GILBERTO C. SEDIYAMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; WILLIAMS PINTO MARQUES FERREIRA, CNPMS; MARCELO J. DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOAIS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 16., 2009, Belo Horizonte. Mudanças climáticas, recursos hídricos e energia para uma agricultura sustentável: anais. Serra Talhada: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2009.
Conteúdo: Modelos baseados em processos, utilizando as equações de Blackman, hipérbole retangular, exponencial negativa, hipérbole não retangular e uso eficiente da radiação, como parte central no cálculo do balanço de carbono, foram utilizados para estimar a variabilidade da produtividade das culturas de milho e feijão, em algumas mesorregiões do Estado de Minas Gerais, a partir de dados diários meteorológicos históricos de 1975 a 2004. A produtividade potencial, calculada pelos diferentes modelos diferiu substancialmente. A diferença percentual entre o modelo de maior estimativa de produtividade e o de menor foi de 105% para a cultura do feijão e de 108% para a cultura do milho.
Thesagro: Produtividade
Palavras-chave: Modelo agrometeorológico
Balanço de carbono
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modelos-de-produtividade-potencial.pdf51.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace