Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174670
Título: Diversidade micorrízica na rizosfera de linhagens recombinantes de sorgo (PCR-DGGE) influenciada pelo suprimento de fósforo
Autoria: NEVES, A. A. O.
SILVA, J. A. A.
BORGES, A. L.
SCHAFFERT, R. E.
COELHO, A. M.
OLIVEIRA, A. C. de
ALVES, V. M. C.
MARRIEL, I. E.
Afiliação: ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; ANTONIO MARCOS COELHO, CNPMS; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS; VERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: anais. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR, UEL, 2008.
Conteúdo: Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) têm importante função na aquisição e mobilização de nutrientes do solo, principalmente o fósforo (P). O presente trabalho teve como objetivo analisar em gel de DGGE, a diversidade genética de FMA em amostras de solo provenientes de rizosfera de sete linhagens recombinantes de sorgo (RILs) em dois níveis de P, em solo de cerrado(LVdf). Os genótipos, provenientes do cruzamento dos parentais BR 007B*SC 283, foram dispostos em delineamento experimental de blocos incompletos (DBI), com três repetições. Amostras de DNA total foram extraídas do solo rizosférico de cada RILs e amplificadas com primers universais para fungos, primers universais para FMA e “nested” com primer específico da família Glomaceae. O perfil eletroforético de amplicons no DGGE mostrou diversidade elevada entre as amostras independente dos primers utilizados. O suprimento de P influenciou a diversidade micorrízica com maior número de amplicons na presença de baixo P, particularmente em uma das linhagens (377). Resultados similares foram observados quando se utilizou primers específicos para família Glomaceae exceto nas linhagens: 422, 442, 461. Concluiu-se que há elevada diversidade de FMA da família Glomaceae em genótipos de Sorgo, influenciada pelo suprimento de P.
Thesagro: Fungo
Micorriza
Sorgo
Notas: FertBio 2008.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversidade-micorrizica-na-rizosfera.pdf290.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace