Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174849
Título: Correlações entre os métodos KCL, Mehlich-3 e resina para análises de CA e Mg em solos dos Tabuleiros Costeiros.
Autoria: SOBRAL, L. F.
Afiliação: LAFAYETTE FRANCO SOBRAL, CPATC.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 12.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 10.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 7., 2008, Londrina. Desafios para o uso do solo com eficiência e qualidade ambiental: resumos. Londrina: Embrapa Soja: SBCS: IAPAR: UEL, 2008. 365 p.
Conteúdo: Os solos que ocorrem nos tabuleiros costeiros são principalmente os Latossolos, os Argissolos, os Espodossolos e os Neossolos Quartzarenicos. São solos altamente intemperizados, cuja argila predominante é do tipo caulinita. Atualmente, o método de análise de solo mais usado para avaliar a disponibilidade Ca e Mg nos citados solos é o KCl 1 mol L-1. Em cinco Estados onde ocorrem os tabuleiros costeiros, foram coletadas vinte amostras na profundidade 0 - 20 cm em Latossolos, Argissolos e Espodossolos. Foram realizadas extrações triplicadas de Ca e Mg com as soluções extratoras KCl 1 mol L-1, Mehlich-3 e a resina. Os teores de Ca e Mg no solo extraídos pelos três métodos correlacionaram-se significativamente r de 0,89 a 0,98 (P<0,05). O M3 e a resina extraíram mais Ca e Mg que o KCl 1 mol L-1. As relações entre a resina e o KCl foram influenciadas pelo teor de argila.
Thesagro: Solo
Argila
Latossolo
Análise do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Correlacoes-entre-os-metodos-KCI.2008.pdf24.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace