Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175020
Título: Alterações na fertilidade do solo após aplicação de calcário em faixas sob plantio direto no Cerrado.
Autoria: MONTEZANO, Z. F.
CORAZZA, E. J.
MURAOKA, T.
Afiliação: ZAQUEU FERNANDO MONTEZANO, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; EDEMAR JOAQUIM CORAZZA, SCT; TAKASHI MURAOKA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. [Viçosa]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
Páginas: 6 p.
Conteúdo: RESUMO – Considerando a variabilidade espacial que existe com relação aos atributos do solo a aplicação de calcário deve ser criteriosa principalmente sob plantio direto (PD). O objetivo do trabalho foi avaliar as alterações nos atributos de fertilidade do solo de correntes da calagem em faixas de aplicação em PD numa lavoura de produção de grãos no Cerrado. O experimento foi conduzido na Fazenda Alto Alegre localizada no município de Planaltina-GO em uma área de 373 ha. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso representando cada um uma área de 16 há do campo. Cada área foi com posta de quatro faixas paralelas com 25m de largura onde foram aplicados os tratamentos: O (controle), 1, 2 e 3 t ha-1 de calcário. As aplicações de calcário foram feitas em dose única na superfície no mês de setembro de 2005. A amostragem do solo foi realizada uma no após a calagem nas profundidades de 0-5, 5-10, 10-20 e 20-40 cm. As alterações nos atributos de fertilidade do solo ligados a acidez se concentraram na camada de 0-5 cm. Nesta camada houve diferença significativa entre as médias de pH, Ca2+, Mg2+ e Fe2+ trocáveis, H+A1, SB,T e V. Esses mesmos resultados ocorreram para NC < 1,5 t ha-1 na mesma camada.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Acidez do Solo
Calagem
Fertilidade do Solo
Plantio Direto
Cerrado
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alteracoes-na-Fertilidade.pdf75.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace