Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175021
Título: Matéria orgânica particulada em solo sob sistemas de manejo e vegetação natural de Cerrado.
Autoria: FIGUEIREDO, C. C. de
RESCK, D. V. S.
CARNEIRO, M. A. C.
Afiliação: CICERO CÉLIO DE FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; DIMAS VITAL SIQUEIRA RESCK, CPAC; MARCO AURÉLIO CARBONE CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. [Viçosa]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: RESUMO – Os sistemas de manejo alteram os teores de matéria orgânica particulada de forma diferenciada. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de sistemas de manejo e de uma área sob vegetação natural de Cerrado na matéria orgânica particulada do solo. Foram selecionados oito tratamentos de um experimento constituído por dezesseis tratamentos mais um com parcelas de cerrado sob vegetação natural. O experimento foi projetado para estudar a dinâmica de sistemas de preparo do solo e rotação de culturas, com alternância no tempo e no espaço. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com três repetições. As amostras de solo foram coletadas em cinco profundidades: 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-40 cm. Alterações nos teores de carbono orgânico pelo uso do solo no Cerrado ocorrem, principalmente, na fração particulada da matéria orgânica (> 53 μm).
Thesagro: Fracionamento
Plantio Direto
Matéria Orgânica
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Materia-organica-particulada.pdf119.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace