Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176645
Título: Influência da decomposição da parte aérea de plantas de cobertura na mitigação da fitotoxicidade do cobre na videira.
Autor: SILVEIRA, R. B. DA
CAUMO, C.
ZALAMENA, J.
BRUNETTO, G.
MELO, G. W. B. de
Afiliación: ROSÁLIA BENVEGNÚ DA SILVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; CAMILA CAUMO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; JOVANI ZALAMENA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; GUSTAVO BRUNETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV.
Año: 2014
Referencia: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 23., 2014, Cuiabá. Fruticultura: oportunidades e desafios para o Brasil: anais. Cuiabá: SBF: UFMT: CREA-MT: MAPA, 2014.TRA3318.
Páginas: 4 p.
Descripción: A videira (Vitis sp.) é cultivada com fins comerciais, no Brasil, sendo que o Rio Grande do Sul responde por 50% da produção brasileira (IBGE, 2010). Na Serra Gaúcha, onde o clima úmido é predominante, localiza-se a maior parte das áreas cultivadas com videira. O cultivo da videira exige a aplicação sucessiva de defensivos cúpricos, visando o controle de doenças fúngicas. Porém a falta de critérios técnicos na utilização de defensivos contribui para o aumento dos teores de cobre no solo (MELO et al., 2012). A calda bordalesa [CuSO4.5H2O + Ca(OH2)] é um defensivo cúprico utilizado no combate de doenças e parasitas de plantas frutíferas. Devido ao seu baixo custo e boa eficiência, é aplicado em vinhedo, ano após ano, elevando os teores de cobre disponível no solo a níveis preocupantes (MANTOVANI, 2009). Entre as alternativas para a mitigação dos efeitos fitotóxicos gerados pelo excesso de cobre no solo, pode-se citar os processos de fitorremediação (NASCIMENTO et al., 2009), e também de calagem (OLIVEIRA et al., 2013). Uma alternativa pode ser a utilização de palha de plantas de cobertura. A decomposição de resíduos vegetais proporciona modificações em atributos químicos do solo, entre os quais a matéria orgânica, capaz de favorecer a imobilização do cobre disponível, e assim, diminuir a disponibilidade deste para as plantas (BAYER et al., 2004).
Thesagro: Doença Fúngica
Palabras clave: Videira
Vitis sp
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
TRA3318-Rosalia-Benvegnu.pdf158.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace