Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176744
Título: Análise da fenologia de Quassia amara L. em relação às condições climáticas: influência da precipitação na floração e frutificação para o planejamento de coleta de material vegetal.
Autoria: DINIZ, M. C. de S.
QUARESMA, C. A. S.
LAMEIRA, C. N.
GOMES, L. da S.
LIMA, P. H. S.
COSTA, A. da S.
COSTA, D. L. C.
LAMEIRA, O. A.
Afiliação: MARCELLY CHRISTINE DE SOUZA DINIZ, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA; CYANNE ANASTÁCIA SEABRA QUARESMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA; CHRISTIAN NERI LAMEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA; LAYS DA SILVA GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; PEDRO HENRIQUE SANTOS LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ANDERSON DA SILVA COSTA, CPATU; DÉBORA LISBOA CÔRREA COSTA, SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU.
Ano de publicação: 2025
Referência: Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 18, n. 3, e15975, 2025.
Conteúdo: O Brasil, com sua rica biodiversidade, abriga a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. A Quassia amara, encontrada na América Central e do Sul, é uma planta perene de valor medicinal. A fenologia, que estuda os ciclos das plantas, é essencial para otimizar o uso de recursos naturais e prever os impactos das mudanças climáticas, ajudando na conservação e no manejo sustentável da biodiversidade. O estudo teve como objetivo avaliar a frequência dos eventos de floração e frutificação da Q. amara, correlacionando esses eventos com as condições de pluviosidade. Foram selecionados 5 indivíduos adultos para as observações dos eventos fenológicos, realizadas semanalmente de setembro de 2023 a agosto de 2024, registrando-se a presença ou ausência de flores e frutos por indivíduo. Os dados foram submetidos à análise estatísticas utilizando o programa Microsoft Excel 2016. Para analisar a relação da precipitação pluviométrica com a fenologia da espécie, foram comparadas as médias da precipitação pluviométrica do período estudado com os registros fenológicos. A floração ocorreu durante todo o ano, já a frutificação não ocorreu em fevereiro e março, coincidindo com os meses de maior precipitação pluviométrica. Os resultados desta pesquisa destacam a importância de estudos específicos para cada ambiente de cultivo da espécie, a fim de subsidiar o planejamento adequado da coleta de material vegetal, conforme o uso desejado.
Thesagro: Planta Medicinal
Precipitação Pluvial
Palavras-chave: Quassia amara
Fenofase reprodutiva
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.55905/revconv.18n.2-006
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseFenologiaQuassia.pdf235.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace