Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177337
Título: Avaliação do controle à erosão em solos sob diferentes sistemas de manejo na região de Balsas – MA.
Autoria: DIAS, T. G.
DONAGEMMA, G. K.
ZONTA, J. H.
KLEPKER, D.
OLIVEIRA JUNIOR, E. da S.
GONÇALVES, A. O.
Afiliação: THAMIRYS GOMES DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; JOAO HENRIQUE ZONTA, CNPA; DIRCEU KLEPKER, CPACP; EDIMILSON DA SILVA OLIVEIRA JUNIOR, PRIO; ALEXANDRE ORTEGA GONCALVES, CNPS.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 251-255. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
Conteúdo: Esse trabalho objetivou avaliar o serviço ecossistêmico controle de erosão a partir da estimativa da infiltração de agua no solo, por funções de funções de pedotransferência utilizadas para estimar a condutividade hidráulica do solo em diferentes usos da terra na região de Balsas-MA. Os usos da terra incluem pastagem convencional, Sistema de Plantio Direto, com soja, e cobertura de solo com gramínea; sistema de manejo convencional com Milho, e vegetação natural do Cerrado. O objetivo é avaliar o SES de controle de erosão, correlacionando a intensidade das chuvas com a infiltração de água nos diferentes usos da terra.
Thesagro: Plantio Direto
Palavras-chave: MATOPIBA
Funções de pedotransferência
Serviços ecossistêmicos
Infiltração de água no solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-do-controle-a-erosao-em-solos-2025.pdf250.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace