Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177462
Title: Clima, morfometria e erosividade em unidade hidrográfica do cerrado do DF: implicações socioambientais e direitos difusos.
Authors: LIMA, C. E. P.
FONTENELLE, M. R.
BRAGA, M. B.
SILVA, K. M. N. B. da
RODRIGUES, G. S. S.
SILVA, K. C. R.
Affiliation: CARLOS EDUARDO PACHECO LIMA, CNPH; MARIANA RODRIGUES FONTENELLE, CNPH; MARCOS BRANDAO BRAGA, CNPH; KAREN MENDES NASCIMENTO BARBOSA DA SILVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GIOVANA SILVA SANTOS RODRIGUES, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; KELLY CRISTINA RODRIGUES SILVA, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
Date Issued: 2025
Citation: Revista Aracê, São José dos Pinhais, v. 7, n. 7, p. 39480-39503, 2025.
Description: As mudanças climáticas globais tendem a gerar insegurança, com o aumento da frequência e intensidade de eventos extremos. Esses efeitos são agravados por processos antrópicos como a urbanização desordenada em áreas estratégicas para a recarga hídrica e o amortecimento de impactos negativos, comprometendo o direito difuso ao meio ambiente equilibrado e sustentável para as gerações futuras. Este estudo realizou uma análise climática e hidrológica de uma unidade hidrográfica na microbacia do Córrego Tamanduá, situada no Cerrado do Distrito Federal. A abordagem enfatizou a caracterização morfométrica da bacia e os efeitos de alterações nos padrões de precipitação sobre a erosividade das chuvas (fator R da RUSLE). Foram utilizados dados pluviométricos organizados em três séries temporais (1971 a 2001, 2002 a 2012 e 2015 a 2024). Foram avaliados tanto o efeito dos níveis totais de precipitação quanto da concentração desta. Como indicadores de concentração dos eventos chuvosos foram utilizados os índices PCI (já consagrado) e ISC (proposto com o auxílio de ferramenta de IA generativa a partir de bootstrap com 10.000 combinações e IC 95%). Os resultados indicam mudanças na distribuição das chuvas, principalmente no período recente, com aumento da sazonalidade e da estimativa da erosividade, o que intensifica a vulnerabilidade hídrica. Conclui-se que tais alterações representam uma ameaça concreta ao direito coletivo e intergeracional ao meio ambiente equilibrado, fato esse agravado pela urbanização desordenada e outras ações antrópicas que causem degradação de áreas que cumprem importante papel no oferecimento do serviço ecossistêmico de produção de água.
Thesagro: Mudança Climática
Erosão Hídrica
Keywords: Direito difuso
DOI: https://doi.org/10.56238/arev7n7-250
Notes: Título em inglês: Climate, morphometry and erosiveness in a hydrographic unit of the cerrado of the df: socioenvironmental implications and diffuse rights.
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clima-morfometria-e-erosividade.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace