Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177595
Título: Impacto da inoculação e coinoculação de Azospirillum e Bacillus na taxa de colonização de fungos micorrizos em plantas de milho sob diferentes doses de fósforo.
Autoria: CAMPOS, C. R.
RODRIGUES, V. A.
OLIVEIRA-PAIVA, C. A.
Afiliação: CAROLINA RAMOS CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; VICTOR ALEF RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MILHO E SORGO PIBIC/CNPq, 21., 2023, Sete Lagoas. Anais [...]. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2025.
Páginas: p. 46-52.
Conteúdo: O milho (Zea mays L.) é uma cultura muito importante na agricultura mundial, sendo o segundo cereal mais cultivado. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da inoculação e coinoculação de cepas dos gêneros Azospirillum e Bacillus na taxa de colonização inicial de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), em plantas de milho associadas a diferentes doses de fósforo (P). O ensaio foi realizado em casa de vegetação da Embrapa Milho e Sorgo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial (7 x 3) x 4 repetições, sendo os tratamentos B0 (sem inoculantes); A1 (Azospirillum 1); A2 (Azospirillum 2); B119+B2084 (Bacillus megaterium + B. subtilis); A1 x B119+B2084 (A1 x B. megaterium+ B. subtilis); A2 x B119+B2084 (A2 x B. megaterium+ B. subtilis) e A1 x A2 x B119+B2084 (A1 x A2 x B. megaterium +B. subtilis), em três níveis de adubação fosfatada: supertriplo (TSP), sendo P0 (sem P), 50% TSP (50 kg P2O5 ha-1) e 100% TSP (100 kg P2O5 ha-1). O plantio foi realizado com cinco sementes por vaso, sendo que após 20 dias de germinação foram retiradas duas plantas de cada vaso, e foram coletadas as raízes finas, para avaliação da taxa de colonização micorrízica nativa. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados por meio do teste de Scott-Knott 5%. Os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significativa. Os tratamentos sem aplicação de fósforo apresentaram as maiores médias de colonização por FMA, enquanto as doses de P reduziram essa colonização. A coinoculação das cepas de Azospirillum e Bacillus favoreceu a colonização das raízes pelos FMAs, indicando benefícios para o desenvolvimento vegetal e a absorção de nutrientes.
Thesagro: Inoculante
Inoculação
Adubação
Fósforo
Micorriza
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impacto-da-inoculacao-e-coinoculacao-.pdf234.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace