Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1185090
Title: Efeito da idade ao primeiro parto na produção leiteira de vacas puras da raça Gir (Bos indicus).
Authors: BRUNELI, F. A. T.
PEIXOTO, M. G. C. D.
PANETTO, J. C. do C.
SANTOS, G. G. dos
GERALDO, C. C.
VERNEQUE, R. da S.
Affiliation: FRANK ANGELO TOMITA BRUNELI, CNPGL; MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIXOTO, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; GLAUCYANA GOUVEA DOS SANTOS, CNPGL; CATIA CILENE GERALDO, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL.
Date Issued: 2011
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém, PA. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
Description: Dentre as raças zebuínas leiteiras, Gir é a mais representativa no Brasil, sendo a maior em número de registros genealógicos e a mais utilizada em cruzamentos com raças europeias especializadas. Na busca por melhoria da rentabilidade nessa atividade, os criadores devem desafiar seus animais cada vez mais jovens, a fim de aumentar a produção e a vida útil das vacas. Inserido neste cenário, o objetivo do presente trabalho foi avaliar prováveis efeitos da idade ao primeiro parto sobre o desempenho produtivo e reprodutivo de vacas puras da raça Gir. Foram verificados efeitos significativos sobre a primeira produção de leite ajustada em 305 dias de lactação e sobre as idades ao segundo e ao terceiro partos. Pouca influência exerceu a idade ao primeiro parto sobre a terceira produção e sobre o intervalo do segundo para o terceiro parto. Efeito não significativo foi verificado na segunda produção e no intervalo do primeiro para o segundo parto. Ficou evidente a necessidade de se reavaliar os registros de controle leiteiro nos rebanhos e de se propor novas metodologias de coleta dos dados para esclarecer os fatores que interferem no ciclo reprodutivo de vacas Gir, acarretando prejuízos na produtividade de leite.
Thesagro: Gado Leiteiro
Gado Gir
Parto
Lactação
Reprodução Animal
Melhoramento Animal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeito-da-idade-ao-primeiro-parto-na-producao-leiteira.pdf128,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace