Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/12123
Título: Controle biológico do ácaro rajado com ácaros predadores fitoseideos (Acari: Tetranychidae, Phytoseiidae) em culturas de pepino e morango.
Autor: WATANABE, M. A.
MORAES, G. J. de
GASTALDO Jr. I.
NICOLELLA, G.
Afiliación: MARIA AICO WATANABE, CNPMA; G. J. de MORAES, CNPMA; I. GASTALDO Jr., CNPMA; GILBERTO NICOLELLA, CNPMA.
Año: 1994
Referencia: Scientia Agricola, Piracicaba, v.51, n.1, p.75-81, jan./abr., 1994.
Descripción: O ácaro rajado, Tetranychus urticae Koch, é considerado uma das principais pragas de hortaliças e varias outras culturas no Brasil, em áreas onde um considerável volume de acaricidas e anualmente empregado no seu controle. O objetivo deste trabalho foi testar a viabilidade técnica do empregado dos fitoseideos Amblyseius idaeus (Denmark & Muma) e Phytoseiulus macropilis (Banks), comumente encontrados no Brasil, no controle de T. urticae em pepino e morangueiro em Jaguariúna, SP. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 4 repetições e 4 tratamentos (T1-T4) para o pepino e 5 tratamentos para o morangueiro (T1-T5): T1, testemunha; T2 pulverização semanais de Malation para a exclusão de predadores nativos; T3, liberação periodicos de A. idaeus; T4, liberações periódicas de P.macropilis; T5, pulverizações semanais de avermectina para a exclusão de ácaros fitófagos e predadores nativos. Apenas A. idaeus se estabeleceu na cultura do pepino, reduzindo significativamente a população de T. urticae. Ambas espécies de predadores se estabeleceram na cultura do morango e reduziram significativamente a população de T. urticae.
Thesagro: Ácaro Rajado
Cucumis Sativus
Fragaria Vesca
Morango
Pepino
Tetranychus Urticae
NAL Thesaurus: Amblyseius idaeus
Phytoseiidae
Palabras clave: Phytoseiulus macropilis
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1994AP001WatanabeControle2748.pdf3.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace