Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153942
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Ago-2004
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, C. A. F.
LIMA, M. A. C. de
COSTA, N. D.
LEITE, W. de M.
ROQUE, I. M. B.
Informaçães Adicionais: CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; NIVALDO DUARTE COSTA, CPATSA.
Título: Seleção indireta via teor de sólidos solúveis totais para identificação de bulbos de cebola com baixa pungência.
Edição: 2003
Fonte/Imprenta: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 21, n. 2, jul. 2003.
Idioma: pt_BR
Notas: Suplemento. Edição de Resumos expandidos e palestras do 43. Congresso Brasileiro de Olericultura, Recife, jul. 2003.
Palavras-chave: Ácido pirúvico
Variabilidade
Onion.
Conteúdo: A cebola quando consumida crua é benéfica para a saúde, devido aos compostos organosulfurados e frutanas presentes nos bulbos, Entretanto, quanto mais picante (pungente), mais difícil é o consumo cru da cebola. Cebolas com menor pungência são selecionadas, tendo como referência à quantificação do ácido pirúvico. Neste trabalho, são comparadas duas formas de seleção de bulbos com baixa pungência: seleção preliminar para teor de sólidos solúveis totais (SST), considerando que a correlação é positiva com o teor de ácido pirúvico (AP), e sem seleção preliminar. Na população de cebola Alfa Tropical Ciclo III, a seleção preliminar dos bulbos com menor teor de SST apres entou em média 4,97?mol de ácido pirúvico/mL, variando de 2, 89 a 7,33, enquanto que no bulk sem seleção prévia para baixo teor de SST, a média foi de 8,89 ?mol de ácido pirúvico/mL, variando de 5,64 a 11,29. A seleção preliminar para baixo teor de SST resultou na identificação de oito bulbos, do total de 15, com teor de ácido pirúvico abaixo de 5,0 ?mol/mL, enquanto que na amostra ao acaso de 14 bulbos, nenhum bulbo foi identificado. A seleção indireta via SST resultou na economia de reagentes e tempo e é, portanto, recomendado para facilitar o desenvolvimento de populações de cebola doce ou superdoce.
Thesagro: Cebola
Allium Cepa.
Ano de Publicação: 2003
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB82.pdf57,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace