Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156329
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Out-2005
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAVALCANTI, N. de B.
ANJOS, J. B. dos
RESENDE, G. M. de.
Informaçães Adicionais: NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; JOSE BARBOSA DOS ANJOS, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.
Título: Uso sustentável do xilopódio de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) para produção de doce.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 3.; SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA, 3., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABA, 2005.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Umbu
Umbuzeiro
Xilopódio
Doce
Aceitação
Conteúdo: A retirada de xilopódio de plantas adultas de imbuzeiro para produção de doce pelos agricultores, tem sido apontado como causa de degradação desta espécie. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma alternativa para produção de doce do xilopódio, sem causar danos ao meio ambiente. O trabalho foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2004 na Embrapa Semi-Árido em Petrolina - PE. Foram plantados dementes de imbu em canteiro com substrato de areia lavada e aos 180 dias de crescimento foram colhidas as mudas para retirada dos xilopódios. Para o processamento do doce, utilizaram-se 1000 g da massa do xilopódio, 500 g de açúcar e 5 g de ácido cítrico. A an´´alise sensorial foi realizada com 24 provadores não treinados para avaliação da cor, sabor e textura. Os resultados demonstraram que o doce do xilopódio de plantas aos 180 dias apresenta características semelhantes ao produzido com xilopódios de plantas adultas. Na aceitação pelos provadores o doce obteve atributo "gostei muito" para o sabor e a textura. O xilopódio de mudas de imbuzeiro pode ser uma estratégia sustentável para produção de doce em massa sem causar danos ao meio ambiente.
Thesagro: Umbu.
NAL Thesaurus: Spondias.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB361.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace